segunda-feira, 26 de agosto de 2019

SAUDADES de VICENTE LEPORACE....jornalista que honrou a profissão....

Muitos não sabem de quem se trata, outros sabem exatamente quem foi Vicente Leporace. Jornalista digno, verdadeiro que emprestou por longos anos o seu talento à Radio Bandeirantes de São Paulo em seu famoso programa "O Trabuco", nos anos 60/70.
Vicente Leporace fez de tudo em rádio, passando pelos diversos setores de uma emissora à época. Fez TV e cinema, mas a consagração se deu no rádio, nos importantes e democráticos microfones da Rádio Bandeirantes de São Paulo. " Na Bandeirantes, Leporace estreou em 1962 um dos programas de maior audiência, "O Trabuco". Nele, Leporace recebia os jornais de maior expressão do país e comentava as principais notícias veiculadas.

Leporace fazia seus comentários, como disse, lendo os jornais da época e com toda ironia, debochava do que estava lendo, do tipo "Doa a quem Doer". E olhe que estávamos em pleno "Anos de Chumbo" e que pouco poderia ser dito, principalmente em um microfone. Leporace não estava nem aí, descia a lenha sem medo. Criticava até os presidentes militares. Claro que muitas vezes lhe custou caro, pois não foi uma só vez que foi levado para que justificasse seus comentários para os órgãos de repressão.
No dia seguinte, lá estava novamente o velho Leporace com sua risada irônica e os comentários ácidos.
Jornalista de peso, de qualidade, realmente INDEPENDENTE e verdadeiro. Não tinha partido, muitos menos políticos de estimação. O que tinha que falar, falava!  O dono da Bandeirantes, João Saad, nunca impôs ao Leporace o que deveria ou não comentar.
Eu tive o prazer em trabalhar na Rádio Bandeirantes na época em que Leporace apresentava "O Trabuco". Para mim, foi um grande professor de jornalismo, pois a maneira como debruçava sobre os acontecimentos no país e tirava suas opiniões e considerações, dava-me a impressão de que a verdade estava com ele, tamanha a capacidade de entendimento dos fatos.
Quando alguém pergunta quem foi, em minha opinião, o maior jornalista de todos os tempos, não exito em dizer: Vicente Leporace, meu professor e amigo. Vicente Leporace faleceu em 16 de abril de 1978, aos 66 anos.
Saudades de Vicente Leporace!!! Jornalista que honrou a profissão....

Nenhum comentário: