terça-feira, 6 de agosto de 2019

Professor Ricardo Fattore apresenta projeto para alunos da APAE. Santa Clara Eco Resort apoiou a iniciativa.

Estive em visita a APAE de Dourado nesta terça(6) e minha impressão foi a melhor possível. A presidência da entidade está a cargo de Claudinei Gastaldi, tendo como diretora, Rita Luz dos Santos e como coordenador pedagógico, Ricardo Fattore.  A dedicação dos que ali trabalham, é plena.  Atualmente são 48 alunos que frequentam a escola de segunda a sexta dàs 7h00 às 17h00. Dezoito colaboradores se revezam nas tarefas do dia a dia.  Alguns trabalhos manuais já são realizados por grupos de alunos. Foi pensando em ampliar esse tipo de tarefa, que o professor   Ricardo Fattore, que há mais de 30 anos se dedica a essa instituição, elaborou um projeto que já surtiu os primeiros resultados

 Projeto  "Atelier de Madeira"
O Projeto que beneficiará a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Dourado - APAE - foi batizado  de "Ateliê de Madeira". A Santa Clara Eco Resort, com sede no município, sabendo dessa iniciativa, apoiou o projeto logo no seu início, depositando R$ 4.168,53, na conta da entidade para a aquisição de materiais e pequenas máquinas que serão utilizados  pelos alunos da APAE. 

Conversando com a proprietária da Santa Clara, a Taíza(foto), a mesma nos disse que achou a ideia muito interessante se prontificando a ajudar a  montar uma pequena marcenaria na APAE, com o apoio dos marceneiros do próprio resort, os quais ficarão responsáveis pela capacitação dos alunos para os trabalhos manuais. "Com as vendas dos produtos finalizados,  a Apae poderá comprar mais matéria prima para novas produções", disse Taíza.

Justificativa do Projeto
No decorrer das atividades dentro do espaço escolar foi observado que muitos de nossos alunos possuem grandes habilidades para o artesanato, com isso foi elaborado o Projeto Ateliê de madeira, que deverá envolver todos os alunos capacitados, e dessa forma fazer com que compreendam a atividade significativa do trabalho e sua oportunidade de contribuição para a comunidade, onde a produção – por menor que seja – do aluno seja altamente valorizada dentro do contexto de um serviço necessário.
 Objetivo Geral
Espera-se que os alunos selecionados possam desenvolver habilidades no preparo de peça artesanais, tendo como matéria prima a madeira, desenvolvendo competências relativas às técnicas de trabalho e processos de utilização de ferramentas manuais e máquinas estacionárias para construção de artefatos em madeira, adquirindo os conceitos básicos para construção de pequenas peças artesanais em madeira, conhecimento de ferramentas, técnicas de construção, teoria da madeira, tipologia de artesanato, técnica de acabamento. Todas essas e outras demais competências são indispensáveis para a formação de um indivíduo pronto para a inclusão social. Também objetiva a criação de um ambiente de venda (interno ou externo), contribuindo com o espírito turístico da cidade de Dourado – SP.

Ricardo Fattore nos confidenciou que novos projetos estão sendo discutidos pela Apae e tão logo sejam definidos, que fará a apresentação a toda comunidade, contando sempre com o apoio dos empresários da cidade. 
Veja o projeto "Atelier de Madeira", na íntegra,  AQUI.