quarta-feira, 7 de agosto de 2019

Paulo Sergio é Gente Nossa!!!

Sergio Ronco

Recebi uma sugestão de pauta da amiga Daniéle Jabobucci, dizendo o seguinte: "Oi Ronco, sei que você gosta de divulgar as conquistas do pessoal de Dourado. Tem um cozinheiro do Santa Clara, douradense, que passou em três etapas de um concurso de cozinha do SESI e agora vai representar a região numa próxima etapa, em Limeira.


Com a informação da amiga, fomos "a campo" conversar com o Paulo Sergio, com a autorização do amigo Gustavo Gerente Geral do Santa Clara Eco Resort.  

Paulo Sergio Damico Júnior, 24 anos, é um jovem com os sonhos ainda a ser realizados, porém de uma coisa é certa, está no caminho que tanto sonhou. Nasceu em Araraquara por questões de saúde em momento delicado, mas é  Douradense de família e de coração. Aos 16 anos, no ano de 2012, ainda adolescente procurou colocação no Santa Clara Eco Resort de Dourado, onde foi bem recebido e após treinamento e entrevista ingressou no grupo de monitoria do hotel acompanhando crianças na faixa etária de 3 a 5 anos. À época estudava, cursava o ensino médio e aos finais de semana e feriados o novo compromisso, o de monitor.
Foram quatro anos, até 2016, convivendo com os menores, o que lhe trouxe experiência e exemplos de vida que ainda hoje agregam positivamente em sua profissão  “Aprendi muito com as crianças, a ser gentil, paciente e responsável”, disse Paulo Sergio. Em 2013 Paulo Sergio se desligou do Santa Clara, prestou vestibular na USP de Ribeirão Preto e ingressou no curso de Economia. Faltando apenas dois semestres para concluir a faculdade, vislumbrou que não era bem o que esperava para o seu futuro. "Pensei, quero fazer alguma coisa que me preencha, eu me sentia muito vazio, lá”, disse .
Trancou matrícula na afamada USP, retornando ao trabalho no Santa Clara, em meados de 2017, agora como monitor de crianças com idade de 10 anos e também orientando e treinando novos monitores.
Em junho de 2018,  já  estava com os olhos voltado para a cozinha do resort, pois essa sempre foi a sua paixão. Conversando com o gerente geral, Gustavo e com o chefe da monitoria, expôs a sua vontade de trabalhar na cozinha. “A gente brinca na gastronomia, que sempre tem um motivo sentimental por trás, uma memória afetiva” disse. “Fui criado pela minha avó, pois meus pais trabalhavam no corte de cana, e minha avó cozinhava para a família toda, e a memória de infância é minha avó cozinhando”. Completou. 
Oportunidade reconhecida e autorizada, Paulo Sergio passou a frequentar a cozinha como estagiário durante a noite e de dia na monitoria do resort.  Em apenas um mês, o novato da gastronomia já dominava parte da responsabilidade de um auxiliar de cozinha, passando o período integral nessa nova tarefa. Em plena temporada, com o movimento a pleno, Paulo Sergio foi testado com pressão que qualquer profissional da área se submete. “Diferente de muitos que quando se sente pressionado apresenta medo, eu na pressão, sentia adrenalina”, comentou.  “Aí que eu vi que era realmente o que queria”, concluiu.

Concurso no SESI -  Em novembro de 2018 prestou vestibular para gastronomia na UNIARA em Araraquara e no início de 2019, iniciou o curso. . Em junho, a faculdade convidou a participante do Master Chef da Band em 2018, Katleen Lacerda, para uma palestra. Nessa palestra Paulo Sergio soube do concurso do SESI Chef, concurso anual de gastronomia amadora de baixo custo e sustentável que acontece regionalmente.  Paulo Sergio topou e se inscreveu na região de Araraquara.  “Competição é uma formação muito importante para quem quer ser um Chef de cozinha no futuro, e se Deus quiser eu vou ser um dia, disse.
Ao lado do Master Chef Henrique Fogaça

 A primeira fase, como já foi dito, havia a necessidade de sugerir um prato de baixo custo e sustentável, com o mínimo de desperdício(nessa fase foi apenas a apresentação da receita). Paulo Sergio preparou a sua receita:  um calzone(pizza fechada) com beterraba na massa com recheio de frango e quiabo  com pitadas do próprio talo da beterraba e a pimenta dedo de moça. “Pensei em brincar com o paladar, pois o calzone com a beterraba ficam doce. No tempero eu marinei o frango com quiabo e limão, o que deixa ácido e a redução com o talo de beterraba e dedo de moça, deixaram picante” falou. Tudo isso em tempo cronometrado que não poderia ultrapassar a 50 minutos.

Vencida a primeira fase da receita, veio a segunda que consistiu em literalmente preparar a receita sugerida na frente de duas profissionais. Feita a receita, saiu a classificação com 12 selecionados e entre eles, estava Paulo Sergio.

Na terceira e última fase, dos 12 selecionados,  foram escolhidas duas receitas. Paulo Sergio mais uma vez entre os finalistas com o seu calzone e a segunda escolhida  que apresentou uma massa recheada. O resultado oficial saiu ontem, terça(6), Paulo Sergio foi o vencedor, ficando em 1º lugar na região de Araraquara.

O próximo passo será realizado na cidade de Limeira que é a primeira fase Estadual com 36 participantes regionais. Dos 36, se classificam 16 para as oitava de final. Daí para frente vai diminuindo os competidores até que se chegue ao vencedor do concurso."Para mim já é uma vitória ter chegado onde cheguei.  Meu sonho final está a caminho, será a minha formatura como Chefe de Cozinha”, eu chegarei lá se Deus quiser”.

Paulo Sergio em vários momentos de nossa conversa enalteceu a forma com é tratado pelos proprietários e diretoria do Santa Clara Eco Resort. "Sempre me apoiaram e continuam me apoiando. Isso ocorre com todos aqueles que se dedicam e almejam  crescer dentro da empresa", disse ao final da entrevista.


Paulo Sergio é Gente Nossa!!!

2 comentários:

Unknown disse...

Adorei essa matéria parabéns.Paulo Serguio você merece vai conseguir tudo que voce almeja com esse esforço e determinação valeu!

Unknown disse...

Parabéns pela matéria!Paulo Sergio você merece pela determinação e esforço e com essa garra vai conseguir tudo que você almeja Parabéns!