terça-feira, 25 de junho de 2019

Antonio Bassi é Gente Nossa!!!

Antonio Bassi de 93 anos é um cidadão douradense de quatro costados. Patriarca de uma família numerosa e tradicional da cidade, casado com Maria do Carmo dos Santos Bassi que em julho completará 90 anos.  O matrimônio está completando 70 anos. O casal teve seis filhos, Antonio Carlos, José Luiz, Maria Aparecida, Archimedes, Francisco Geraldo e Ana Lucia. Todos nascidos em Dourado e um detalhe, apenas Ana Lucia foi atendida no hospital local os demais  nasceram na casa onde sempre morou os pais, sob os cuidados da parteira Concepcion Padilha. Netos são 11 e 10 bisnetos. 

Todas as homenagens que por ventura sejam feitas ao Antonio Bassi, ainda será pouco a esse filho de italiano que com a sua visão empreendedora e o seu braço forte ajudaram no desenvolvimento de Dourado.

Falante, contador de "causos" em detalhes, Bassi se emociona com as lembranças do passado. Uma delas é a satisfação de ter abraçado a responsabilidade de levantar o prédio onde hoje funciona a APAE. Bassi disse que houve ajuda de toda a comunidade e que não se lembra de ter pedido algo a alguém que não tenha colaborado. As lembranças da tradicional Festa de São João Batista são muitas, até mesmo quando comprava fiado madeira para erguer a barraca da festa em um comércio de São Carlos e para pagar, vendia a própria barraca para terceiros e assim quitava a conta na madeireira.

Um dos filhos conta que para namorar a atual esposa, "Seo" Antonio alugava um cavalo para descer a serra de Dourado onde morava a namorada. Tem uma outra história que uma fazendeira achava o Seo Antonio bonitinho, e quase que acaba sendo fazendeiro. Mas o grande amor de sua vida foi mesmo a atual companheira que cuida do marido mesmo com todas as dificuldades que a idade lhe impõe.

Os filhos recentemente atenderam a um pedido do pai, queria andar de avião. Eu perguntei na oportunidade se tinha medo e a resposta veio em seguida, "Tenho medo de buraco e cair no chão, não de andar de avião"
Antonio Bassi realizou um sonho, andar de avião

Ontem, dia de São João Batista, o mastro saiu de frente d casa dos Bassi e marchou carregado por membros da comunidade até a Praça da Matriz. No local o mastro foi fincado no chão que sempre recebeu com orgulho a imagem do padroeiro de Dourado. Nesse dia o bom homem, Antonio Bassi foi homenageado com todos os méritos de um grande cidadão.

Vou voltar a conversar com o Seo Antonio, mesmo porque ele confidenciou que tem planos para o futuro, e no alto dos seus 93 anos não duvidem do que ainda é capaz.

Antonio Bassi é Gente Nossa"!

Nenhum comentário: