terça-feira, 6 de novembro de 2018

Tratamento de Esgoto em Araraquara e Ribeirão Bonito

O site do Araraquara CidadeOn traz matéria sobre os problemas com o tratamento de água em Araraquara, diz a matéria: A Promotoria de Justiça do Meio Ambiente, Habitação e Urbanismo de Araraquara ajuizou Ação Civil Pública contra o Departamento Autônomo de Água e Esgoto (Daae). E o motivo é preocupante: a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) de Araraquara não estaria atendendo aos padrões legais mínimos de tratamento dos efluentes, antes de destiná-los ao Córrego Ribeirão das Cruzes, gerando a poluição das águas e por consequência, dano ambiental. (Leia a matéria completa AQUI)

Enquanto isso em Ribeirão Bonito, tem-se a impressão de que o dinheiro público foi jogado pelo ralo, pois desde 2011, quando a prefeitura celebrou contrato com o governo do Estado  dentro do projeto "Água Limpa", onde foram investidos perto de R$ 3 milhões na futura Estação de Tratamento de Esgoto da cidade, até hoje, passados mais de 7 anos, a obra não está finalizada. O pior é que não se apura a responsabilidade por tamanho descaso e falta de comprometimento com o dinheiro público. 
 Casa de máquinas - Abandonada e materiais furtados

No local que foi desapropriado pela prefeitura na gestão do prefeito Paulo Veiga, foram construídas lagoas de decantação e parou por aí. Não há nem mesmo um mapa por onde deverá passar os emissários que levarão o esgoto até essas lagoas, pois o desnível requer a construção desses emissários. 

Lagoa de decantação


Equipamentos foram furtados do local que hoje se encontra abandonado e com as tais lagoas cheias com águas de chuvas. Passou-se pela administração do então prefeito Nenê Forte inteira(4 anos) e agora estamos nos encaminhando para 2 anos de administração de Chiquinho Campaner, sem que haja uma solução para o "descaso".  
     Placa do Estado informando os valores dos recursos aportados na obra

A Amarribo Brasil ingressou no MP para que se apure responsabilidades, pois a entidade entende que dinheiro público foi investido sem que a população pudesse ser beneficiada e também muito do que foi construído terá que ser refeito. 
Fotos: Arquivo Ronco

Nenhum comentário: