sábado, 3 de novembro de 2018

Enem e Horário de Verão acontecem neste domingo, dia 4 de novembro

Dra. Renata Arbex, médica especialista em sono, dá dicas de como ajustar o relógio biológico e vencer o cansaço. 

O próximo domingo, dia 4 de novembro, é a data de aplicação da primeira fase do Exame Nacional do Ensino Médio - Enem. Entretanto, na madrugada do mesmo dia, começa oficialmente o Horário de Verão. À meia noite, na virada do sábado (03) para o domingo (04), os relógios devem ser adiantados em uma hora.  

Pode parecer pouco, mas essa diferença de horários causa efeitos no nosso organismo, já que afeta o relógio biológico causando sonolência, cansaço e piora da ansiedade. E pode prejudicar principalmente os estudantes que estão se preparando para realizar a prova.  

Como regular o sono? 
De acordo com a Dra. Renata Arbex, médica pneumologista e especialista em Medicina do Sono pela Universidade Federal de São Paulo – Unifesp, para se acostumar ao novo horário a tempo das provas, é preciso começar a preparação com alguns dias de antecedência. 
“Para não correr o risco de perder o horário da provaconseguir foco e ter boa disposição, o ideal é se programar para dormir todo dia, em média, 15 minutos mais cedo, especialmente na semana anterior à mudança do horário”, ressalta Renata. 

A médica recomenda evitar alimentos e bebidas estimulantes, como a cafeína e o álcool, principalmente pela noite. Além disso, aconselha a reduzir a luminosidade de dispositivos eletrônicos, como computadores, celulares e tablets“É importante diminuir o uso destes aparelhos, principalmente antes de dormir. A exposição à luz inibe a liberação de melatonina, o hormônio que induz ao sono”, explica. 

A ingestão de um copo de leite morno ou uma xícara de chá (feito com ervas como camomila e melissa) antes de deitar promove efeito relaxante ajuda a ter uma boa noite de sono. Consumir líquidos antes de deitar não é indicado caso a pessoa tenha a doença do refluxo gastroesofágicoE, se for intolerante à lactose, opte por chás ou leites vegetais, específicos a essa restrição. Com essas ações é possível minimizar o cansaço, a irritação e a desatenção provocadas pela mudança de horários”, finaliza a especialista. 
  
RESUMO: 
Para se acostumar – e não perder o horário da prova - é preciso começar a preparação com alguns dias de antecedência. Dra. Renata Arbex, médica especialista em sono, explica como ajustar o relógio biológico e vencer o cansaço. Confira as dicas: 
  • Durma 15 minutos mais cedo na semana que antecede o Horário de Verão. 
  • Evite alimentos e bebidas estimulantes, como a cafeína e o álcool, principalmente pela noite. O ideal é cessar o consumo a partir das 16h.  
  • Reduza a luminosidade do celular, além de diminuir o uso de tablets e computadores antes de dormir. A exposição à luz inibe a liberação de melatonina, o hormônio que regula o sono. 
  • Ingerir um copo de leite morno ou uma xícara de chá (feito com ervas como camomila ou melissa) antes de deitar também ajuda a relaxar e na indução ao sono.

Nenhum comentário: