sexta-feira, 13 de julho de 2018

Tailândia: saiba como time de futebol sobreviveu por 17 dias em caverna

Na terça-feira, os últimos integrantes do time de futebol juvenil, que haviam desaparecido no mês passado, foram retirados do complexo de cavernas Tham Luang, na Tailândia. Até que todos os 12 meninos e o técnico fossem resgatados, 17 dias se passaram. Antes de serem encontrados por dois mergulhadores ingleses, no dia 3 de julho, o grupo sobreviveu nove dias no escuro sem saber se conseguiriam deixar a caverna. A sobrevivência do grupo neste período foi assegurada por lanches de aniversário, gotas d’água e meditação.
Para celebrar o aniversário de 17 anos, comemorado no dia 23 de junho, Pheeraphat Sompiengjai, conhecido como Night, decidiu passear no complexo de cavernas depois do treino, onde ele e os colegas acabaram presos por causa das cheias. De acordo com a BBC, os lanches levados pelos garotos para celebrar a ocasião foi o que os ajudou a sobreviver no período em que estiveram desaparecidos.
Divulgação
Não é possível determinar de que forma o pequeno suprimento foi consumido durante os nove dias, mas acredita-se que o técnico Ekapol Chantawong teria se recusado a comer para deixar mais para os meninos. Por este motivo, ele era o mais fraco do grupo quando foram encontrados.
Estima-se que o ser humano possa ficar sem comer por um período de 30 a 45 dias; o número varia de três a cinco dias quando se trata de água, embora haja casos de pessoas capazes de superar esse limite. Para se manterem hidratados, eles contaram com gotas d’água que pingavam na caverna.

Nenhum comentário: