terça-feira, 6 de março de 2018

Em Dourado ainda roda um trator CBT ano 1965

Bons tempos quando a CBT - Companhia Brasileira de Tratores produzia as máquinas fortes do campo. Em Dourado, o Aldo Paich desfila costumeiramente com o  seu bólido, modelo 2105, ano 1965.
 Aldo Paich a bordo do CBT modelo  2105 - ano 1965
A fortaleza da época, o CBT

História da CBT 
Companhia Brasileira de Tratores (CBT) foi uma empresa brasileirafabricante de motores e tratores. Concebida para produzir motores decaminhões, ampliou sua atuação ao entrar no mercado de motores e peças de tratores, atividade pela qual ficou mais conhecida. Também chegou a produzir um utilitário 4x4 denominado Javali.
A empresa começou a funcionar em 1959 no município de Ibaté, fabricando motores e peças, representando e montando os tratores da marca Oliver e depois Oliver-CBT. Em 1961 inaugurou sua nova fábrica no distrito de Água Vermelha, em São Carlos, para montar os tratores com a marca CBT. Encerrou suas atividades em 1995.[1]
Foi um dos maiores fabricantes de tratores da América Latina e exportadora do produto no Brasil, com atuação destacada nos Estados UnidosAustráliaJapãoMéxico e Argentina, além da América Central e do CaribeArgéliaMarrocosNigéria,Senegal e África do Sul.
A partir de 1982 a empresa começou a desenvolver o projeto de uma aeronave que foi denominada RPV, que acabou não concluído pelo fim do apoio governamental.[2]
Fabricou entre 1990 e 1994 o Jeep Javali,[3] que foi o segundo carro totalmente criado e desenvolvido no Brasil. Por ser um projeto próprio da fábrica, o carro acabou tendo um custo elevado para a CBT. O Javali tinha mecânica dos tratores da fábrica e por isso alguns defeitos, como o barulho e fumaça em excesso, mas qualidades, como motor turbo diesel próprio, o que facilitava em trilhas mais pesadas.
A empresa foi à falência em 1995, em meio ao processo de abertura econômica iniciado pelo governo Collor, que extinguiu todos os mecanismos de proteção à indústria automobilística nacional.[4][5]
Hoje no local da CBT funciona a oficina de manutenção da TAM Linhas Aéreas e o Museu TAM, junto ao Aeroporto de São Carlos, que foi construído pela própria CBT e totalmente remodelado pelo governo do estado de São Paulo.(Wikpédia)

3 comentários:

. disse...

O CBT ainda em uso é muito bacana, mas essa homenagem (para os 2) é muito valiosa!
Grande homem está aí... Honesto, trabalhador, exemplo de boa vontade e educação!

EDILAINE PAIX disse...

PAIZÃO...
ALDO PAIX, UMA FIGURINHA, INSPIRAÇÃO PARA NÓS 3 ( ELAINE, RONIE E EDILAINE)




Emilio Minutti disse...

Dois guerreiros, parabéns pela matéria !!!