quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

Sucesso na realização da 1ª Copa SESC Verão de Ciclismo em Araraquara

Circuito técnico e rápido ajudou para um espetáculo esportivo na cidade, iniciantes SESC e público puderam interagir com os ciclistas mais experientes
                                                                                                                Foto: Divulgação

No último último domingo (14) a unidade do SESC Araraquara realizou, em parceria com a GT Eventos Esportivos (organizadora da Copa São Paulo) e Federação Paulista de Ciclismo, a Copa SESC Verão de Ciclismo, evento aberto à participação de ciclistas federados e não federados, e também aos iniciantes/ usuários SESC e público em geral, divididos em categorias exclusivas para a prova. Numa manhã de sol forte e céu aberto, bela manhã esportiva na cidade, onde as ruas do bairro do Carmo, no entorno do SESC foram tomadas pelo colorido característico do ciclismo. Ciclistas de todas as regiões do Estado de São Paulo e também do Paraná (Londrina) não mediram esforços para apresentarem um espetáculo de pedal, interagindo com os ciclistas iniciantes/usuários SESC que tiveram a oportunidade de vivenciar o ciclismo olímpico, conhecer os atletas, as bicicletas de competição, trocar experiências, ensinamentos e também participar da prova, desde os infantis até os adultos.

              A prova contou com a presença de ciclistas de seleção nacional, como o paraciclista Lauro Chamam, que trouxe duas medalhas de ouro e uma de prata dos Jogos Panamericanos de Winnipeg em 2015, em três tipos de provas distintas, que competiu na categoria Elite Masculina, a mais aguardada do evento. Lauro, que é da cidade de Araraquara mas que representa a equipe Memorial/ Santos-SP e a seleção brasileira de ciclismo, participou também da entrega da premiação da prova aos ciclistas iniciantes/ usuários SESC. Na categoria Elite Masculino o destaque também da participação de Nicolas Sessler, ciclista brasileiro que representa a equipe VL Technics, da Bélgica (5º colocado na prova).

                  O evento integrou as atividades do Projeto SESC Verão, que para esse ano em que se realizam as Olimpíadas em nosso País, teve como objetivo abordar várias modalidades olímpicas, com o intuito de proporcionar aos usuários/ público em geral o contato direto com atletas e suas práticas esportivas distintas, nesse caso, o ciclismo olímpico, uma das modalidades mais antigas da história dos Jogos Olímpicos e uma das mais praticadas em nosso país. Para as modalidades iniciantes/ usuários SESC foi permitida a utilização de qualquer tipo de bicicleta, cerca de 80 ciclistas participaram nessas categorias, vindos também de outras cidades do interior paulista.

                  Para Luís Eduardo, de 13 anos, que participou na categoria Infanto Juvenil, o evento foi a atividade mais interessante que ele já participou: “foi muito legal poder estar correndo no mesmo lugar onde os caras da Elite estiveram, eles são muito bacanas, conversam com a gente, explicam bastante coisa, conhecer suas bikes foi demais. Espero que tenha mais vezes, eu adorei e quero continuar treinando” comenta o pequeno ciclista, orgulhoso com a sua medalha brilhando no peito.

                  Foram utilizados dois circuitos, A e B, para as categorias oficiais do evento e para os iniciantes SESC, respectivamente com 2.200 e 1.250 metros por volta, em duas baterias cada, com largadas e chegadas na Avenida Presidente Vargas, ao lado do ginásio do SESC Araraquara. Nas categorias oficiais, as provas foram por tempo, e para os iniciantes SESC, por número de voltas e o percurso continha trechos planos, subida, descida e curvas. Segundo Rodrigo Tavares, ciclista da equipe de Santa Bárbara D`Oeste que competiu na categoria Sênior B (40 a 49 anos), o circuito foi bastante técnico e seletivo, bastante elogiado: “foi uma prova muito bacana, um traçado exigente, uma prova rápida e forte, que testou o preparo de todos. A estrutura oferecida pelo SESC, a organização, o modelo, estão todos de parabéns”, comenta o ciclista que veio da modalidade BMX e migrou para o ciclismo de estrada a poucos anos.

                 Todos os participantes das categorias iniciantes/ usuários SESC receberam medalhas de participação, e entre os atletas das categorias oficiais do evento, uma bela premiação com troféus e medalhas exclusivos foi oferecida pela Unidade do SESC Araraquara. Confira o Boletim de Resultados anexo para ver os cinco primeiros colocados de cada categoria, com todos os detalhes e informações de cada uma.

             O evento contou também com o apoio da Prefeitura do Município de Araraquara, através das Secretarias de Trânsito e Transportes, Obras e Serviços Públicos e Guarda Civil Municipal, além do apoio dos alunos do curso de Educação Física da Uniara, para auxílio do staff do trânsito e total segurança para todos os participantes.

     

Nenhum comentário: