quinta-feira, 29 de outubro de 2015

Escola de Trabiju realiza Feira de Ciências e Mostra de Arte

Na quarta-feira (28) a EMEF Alfredo Evangelista, de Trabiju, realizou na sua quadra poliesportiva a Feira de Ciências e Mostra de Artes. Segundo a coordenadora pedagógica Giselli Schimidt, os objetos de arte em exposição na Feira foram confeccionados pelos alunos no decorrer do segundo bimestre e o material utilizado é o de reciclagem. As experiências na área da Ciência foram mostradas e explicadas pelos alunos do sexto ano a oitava séries com visita aberta a toda população.

Entre as experiências que foram mostradas estavam o “Amido de Milho Combustível”. Nessa experiência é utilizado o calor através do fogo, o combustível, que é o amido de milho, e o ar como carburante. No momento em que o aluno sopra o combustível sobre o fogo o mesmo, entrando em contato com o ar vira combustão, formando grandes labaredas. Outra experiência interessante apresentada durante a feira foi o bicarbonato junto com vinagre enchendo bexigas. O ácido do vinagre juntado ao bicarbonato forma o dióxido de carbono, que quando preso a uma garrafa faz encher a bexiga. Essas e muitas outras experiências encheram os olhos e despertaram a curiosidade de todos que por lá passaram durante o dia da feira.

Também num demonstração de colaboração os diretores, professores e funcionários da escola usando roupas da cor-de-rosa concientizaram as mulheres da importância da campanha Outubro Rosa realizada pelo Departamento de Saúde na prevenção contra o câncer de mama.

Para o coordenador de Educação Luiz Carlos Pazzatto, o objetivo da feira e da Mostra de Arte é a integração e a socialização dos alunos. “Com a Feira conseguimos manter centenas de alunos unidos na realização de várias obras e também na troca de conhecimentos e experiências, que na minha opinião ajudam no desenvolvimento social e intelectual de todos. Sem contar que tudo isso os mantém em atividade constante no aprendizado de coisas boas e que será muito útil na vida de cada um no futuro”, falou Pazzatto.

Nenhum comentário: