sexta-feira, 10 de abril de 2015

"A Hora do Ronco", 4 anos consecutivos em primeiro lugar, segundo o IBOPE

"Em Rádio eu já fui tudo, menos pilha"...(Ronco)
                                               Pedro Luiz Ronco
 
O programa "A Hora do Ronco", estará completando 28 anos  em novembro deste ano. Seu apresentador Pedro Luiz Ronco, disse que enquanto o Johnny Saad, Presidente do Grupo Bandeirantes, o aturar, continuará no ar. Como de costume, ligo sempre para meu irmão, e hoje deu mais uma boa notícia, de acordo com o IBOPE a Hora do Ronco está em primeiríssimo lugar nos três horários em que o instituto faz a medição: das 6h00 às 7h00, das 7h00 às 8h00,  e também na última hora do programa dàs 8h00 às 9h00. Há 4 anos que o programa está na liderança e a Band FM, ainda segundo o IBOPE, neste mês de abril,  ocupa o 1º lugar.


Formado pela Faculdade Alcântara Machado em 1976, Ronco ingressou na Rádio Bandeirantes em 1972, no cargo de "Rádio-Escuta". Ronco é o 3º mais antigo da emissora, atrás apenas de Gilberto Fernandes(discotecário e programador) e José Paulo de Andrade(jornalista). Este ano completa 43 anos de Bandeirantes.
Antes disso, Ronco tentou medicina, e aqui para nós, graças a Deus não deu certo. Eu não imagino o mano velho, cirurgião. Com certeza em algum tipo de intervenção cirúrgica, esqueceria de voltar algum órgão ao seu devido lugar, ou até mesmo trocá-lo de posição.

Em 1972, ainda estudando jornalismo, a primeira função exercida na Rádio Bandeirantes, foi a de rádio escuta, que consistia em ficar na "escuta" de outras rádios do país ouvindo as notícias importantes e as datilografando, para depois, selecionar as principais e colocá-las no ar.

O sistema de comunicação ainda engatinhava naquela época. Os teletipos eram máquinas grandiosas que transmitiam as mensagens das principais agências de notícias do país. Entre elas a ANSA- Agencia Nacionalle Stampa Associata, France Press, BBC e outras.

Ao lado dos teletipos, ficava o rádio escuta para também, de forma rápida, receber as notícias e repassá-las ao departamento de jornalismo.

Após pouco tempo como rádio escuta, Ronco alçou mais um degrau no jornalismo, sendo convidado a exercer o cargo de redator da emissora do Morumbi.

Como redator, uma das notícias importantes redigidas pelo Ronco foi a morte de Mao Tsé Tung, lider e revolucionário Chinês, morto em 1976.

Mostrando-se totalmente confortável e íntimo com a tarefa de redigir, Ronco passou à função de Editor de jornalismo da Rádio Bandeirantes. As pautas repassadas aos repórteres, muitas vezes eram de escolha de Ronco, que sempre quis ser repórter e ter contato com o público em busca de notícias. O seu desejo foi atendido pelo então Diretor Artístico da emissora, Hélio Ribeiro.

Ronco foi para as ruas marcando seu nome definitivamente junto aos ouvintes da Rádio Bandeirantes. A entrevista mais importante conseguida pelo Ronco foi o fim da censura no Brasil. O entrevistado foi o Ministro das Comunicações do governo do General João Batista Figueiredo, Haroldo Correa de Matos.

O gosto pelo esporte fez com que o grande narrador esportivo Fiori Gigliotti o convidasse para participar dos principais jogos de futebol, reportando os bastidores das partidas. 

Ouça AQUI o áudio da entrevista do Ronco ao Jornalista José Paulo de Andrade no Programa Gente. 

                             A Hora do Ronco

Na realidade, mesmo participando com matérias sérias dentro do jornalismo no país, Ronco era conhecido pelas suas "tiradas" de humor. Sabia como ninguém tirar algo cômico de suas reportagens.

Em uma de suas reportagens, a pauta saiu do departamento de jornalismo  para que  se dirigisse ao Aeroporto de Conhonhas onde chegaria o magnata Rockfeller. Lá foi Ronco ao encontro do milionário. Na sala vip, após empurra, empurra, Ronco ligou o microfone da Bandeirantes e no momento "deu branco" esquecendo o nome do entrevistado. Não teve dúvidas, tascou a pergunta: O senhor é o famoso quem mesmo? Os assessores acabaram contornando a situação.

João Carlos Ribeiro, o Joca, à época Diretor Artístico da Band FM, convidou o Ronco para comandar um programa de humor na Band FM. Ronco não pensou duas vezes: "Eu sempre sonhei com um espaço próprio, dentro da emissora", disse Ronco.
Pepê Ronco
A idéia do nome do programa veio do próprio Joca; "A Hora do Ronco". Joca foi o primeiro parceiro no programa. Depois vireram outros: Celso Portiolli, André Muller, Betinho, Paulo Eugênio e os atuais, Tadeo, Emerson e o neto Pepê.

As manhãs de muitos brasileiros têm sido com muita alegria e humor através das ondas da Band FM que cortam o país através do satélite e das emissoras afiliadas.

Não são poucos os cantores de músicas sertanejas que reconhecem que a abertura de espaço em emissoras de FM, para a veiculação de suas músicas vieram com a anuência e interferência do Ronco. As FMs à época eram tidas como elitistas e, portanto, sertanejo não fazia parte da grade de programação.

Sempre houve interesse de artistas e cantores em participar da Hora do Ronco, pois sabem que o retorno é garantido. O nome "Pedro Luiz Ronco", está entre os 10 mais conhecidos de São Paulo no meio radiofônico.

Sem mesmo ser conhecido pela imagem, pois é profissional do rádio, é comum as pessoas o reconhecerem pela voz, e aí é inevitável a pergunta: Você é o Ronco, certo?
Em São Paulo, os institutos de pesquisas apontam quase que sempre, a Hora do Ronco entre os três primeiros colocados em audiência.

Perguntado quando pretende deixar os microfones, uma vez que já está completando 28 anos no ar, e 43 anos de Rádio Bandeirantes, Ronco disse que enquanto sentir prazer e o Jonny Saad(Presidente do Grupo bandeirantes), o aturar, estará divertindo os ouvintes. A Hora do Ronco começa às 6h00 e termina às 9h00, todas as manhãs de segunda a sexta. No sábado tem os piores momentos da Hora do Ronco.

Nenhum comentário: