segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

Trabiju, em SP, registra maior número de casos de dengue no Brasil

Município paulista tem menos de 2 mil habitantes e um ritmo tranquilo. Ministério da Saúde aponta que um em cada 15 moradores teve dengue. 

Alessandra Kuba 

Trabiju é um município paulista que tem menos de 2 mil habitantes e um ritmo bem tranquilo, mas atualmente, o assunto nas rodas de conversa é um só: a dengue. Segundo o Ministério da Saúde, a cidade é a que tem a maior incidência da doença no país, um em cada 15 moradores tem ou já teve dengue.

Na rua que concentra o maior número de casos de dengue, em todas as casas, pelo menos, um morador já foi picado pelo mosquito.

Em todo o Brasil, o número de casos de dengue em janeiro cresceu mais de 57% em relação ao mesmo período do ano passado: foram mais de 40 mil notificações. No estado de São Paulo, a situação é ainda mais crítica, os registram aumentaram oito vezes e o número de casos passa de 17,6 mil.
Em Trabiju são 111 casos para uma população de 1.650 habitantes. Para complicar, Trabiju só tem um Centro de Saúde, que fecha as portas no fim de semana.

O prefeito, Fabrício Vanzelli, justifica que várias ações foram feitas para combater o mosquito, como limpeza dos quintais e nebulização das casas.

Nenhum comentário: