sábado, 6 de setembro de 2014

Único sobrevivente do terrível acidente onde 8 pessoas morreram, fala com o Blog do Ronco

Dia 14 de setembro estará completando 18 meses do grave acidente ocorrido na Rodovia Luis Augusto de Oliveira, município de Ribeirão Bonito onde 8 pessoas perderam a vida.

 Acidente onde morreram 8 pessoas na SP-215

 O único sobrevivente do terrível acidente, Ismael da Silva, morador em Dourado, que estava com mais sete passageiros em uma van da prefeitura, foi socorrido primeiro no hospital em Ribeirão Bonito e depois encaminhado a Santa Casa de São Carlos. Ismael foi submetido a  três cirurgias: na perna esquerda, no braço esquerdo e uma cirurgia de emergência na barriga. O Blog do Ronco foi recebido pelo Ismael e a esposa Marilda.

Blog do Ronco: Você continua lembrando de todo o acidente?
Ismael da Silva : Desde a hora que aconteceu o acidente em que eu vi a van vindo sobre mim em que eu coloquei o braço na frente....só eu e ele(o motorista) gritamos. O pessoal lá de trás, nem um “A”. Se eu falar para você que eu ouvi um “A” eu vou mentir para você. Só eu e ele(o motorista) é que sentimos o drama.
Ismael da Silva

Blog do Ronco: Foi muito rápido?
Ismael da Silva: Foi um relâmpago. Graças a Deus não vi ninguém morto. Quando eu voltei a si eu escutava o povo ao redor falar que estavam todos mortos. Não vi nem o motorista que estava próximo de mim e nem o pessoal lá de trás(dos bancos traseiros).

Blog: O que você viu logo após o acidente?
Ismael: Vi a pista, vi o povo.

Blog: Naquele momento você tinha noção da gravidade do acidente?
Ismael: Tinha! Tinha noção do que tinha acontecido sim, mas não da gravidade. Pensei no meu caso que fosse um simples arranhão que tinha passado pelo meu rosto. E eu fui pensando dessa forma conduzido ao hospital(em Ribeirão Bonito  e São Carlos). Pensei que tinha sofrido um arranhão. Eu achava que só o vidro tinha arranhado meu rosto. Não pensava nisso aqui(mostrando a perna), nem nisso aqui(mostrando o braço) e muito menos na operação(mostrando a barriga).

Blog: Você sentia dor?
Ismael: A enfermeira dizia que eu reclamava de dor na barriga no trajeto até o hospital. Lembro que ela me dizia: respira fundo e solta bem devagar. Quando eu fiz isso pela terceira vez eu já estava adentrando ao hospital. Eu lembro que as pessoas falavam que eu reclamava muito de dores na barriga.

Uma das três cirurgias a que foi submetido o Ismael, teve uma incisão na barriga, porém segundo Ismael, não havia hemorragia. Não sabe ao certo o que foi feito nessa cirurgia.

Blog: Você se lembra da sala de cirurgia?
Ismael: Só me lembro do médico fazendo algumas perguntas se eu tomava algum medicamento se eu era alérgico...e eu fui respondendo. No laudo médico diz que eu estava bem consciente.

Blog: Você se lembra do momento em que você voltou da cirurgia
Ismael: Perfeitamente! Eu levantava os braços para a Marilda, minha esposa, e queria falar que estava bem...agradecer...mas as palavras não vinham...estava meio dopado.

Blog: Naquela condição você tentou acalmar a  Marilda?
Ismael: Sim! Naquela condição eu queria dizer que tudo não havia  passado de um arranhão. Tanto para ela quanto aos meus filhos que entram depois no quarto. Eu queria passar tranqüilidade e que estava tudo bem comigo.

Marilda(esposa do Ismael): Demorou muito a cirurgia, foi uma eternidade. Eu a todo momento ia próximo a sala da cirurgia perguntar como o Ismael estava passando. Diziam que estava tudo bem, que estava se recuperando. As pessoa que viram o acidente falavam que ele estava mal. Isso me deixou muito preocupada.

Blog: Qual foi o pior momento para você?
Ismael: O meu pior momento foi após a cirurgia da perna. Eu senti muito dor. Quando eu estava voltando da anestesia ainda na sala de cirurgia...é como eu estivesse sendo descarnado para ser colocada a placa. Eu ouvia a furadeira furando a perna.

Blog: De lá para cá não sentiu mais dores fortes?
Ismael: Não!
Blog: Você ainda irá passar por nova cirurgia?
Ismael: Em março eu fiz tomografia e o médico disse que está tudo bem e que não terei que passar por nova cirurgia e nem enxerto.

Nesse instante a esposa do Ismael, a Marilda, trouxe várias radiografias mostrando a lesão e a placa de 40cm que foi introduzida em sua perna esquerda. O braço esquerdo também teve fratura necessitando também de uma placa.

Blog: Um dia essa placa será retirada?
Ismael: Não! Essa eu levarei comigo. A do braço também não pode ser retirada.

Blog: O médico falou a você se já está calcificado a fratura?
Ismael: Em cinco pontos, um está calcificado e os outros quatro estão calcificando.Mas na minha cabecinha, ainda levará de quatro a cinco anos para calcificar totalmente. Eu sei que jamais serei o que era antes...não posso pular, nem pensar em machucar essa perna.

Blog: E a sua cabeça, o psicológico  está bem?
Ismael: Conversando com os amigos já é uma terapia. Você sabe que somos cristãos, as orações as conversas ajudam muito. Me fez bem e continua fazendo. Isso para mim é maravilha.

Blog: Quantos anos você tem Ismael?
Ismael: 46 anos.

BLOG: Qual o dia do seu aniversário?
Ismael: A primeira data é dia 27 de janeiro e a segunda dia 14 de março(se referindo ao dia do acidente). O médico me falou: “A partir de hoje Ismael,  você tem uma nova data de nascimento”. Eu nasci novamente, estou levando minha vida normal, natural, graças a Deus.

Blog: Você sempre foi religioso. Você ficou mais religioso após o acidente?
Ismael: Sempre fui! As pessoas dizem que fiquei mais religioso. A gente tem um afeto maior pela vida. Se interessa melhor, ama melhor, mais humildade.... Vê algumas coisas que você não notava. Você vê! É diferente! Nada é daquela forma...

A esposa Marilda interrompe e diz que Ismael é músico e que a música teria ajudado muito.

Blog: Que instrumento você toca?
Ismael: Trombone     

Blog: A música te ajuda?
Ismael: Nossa! É uma terapia e tanto.

Blog: Hoje você dá mais valor a vida?
Ismael: Ô Ronco...eu já dava, agora mais ainda...

Marilda disse que a família e os amigos foram importantes nos momentos difíceis os apoiando e se colocando à disposição. No mês de julho de 2013 Ismael iniciou o trabalho de fisioterapia e mostra-se muito animado com os resultados obtidos até o momento.
Blog: Qual a mensagem que você deixa para todos e que torceram e rezaram por você.
Ismael: Deus que abençoe. Vale a pena acreditar, ter fé e esperança, porque aqui está o sinal da esperança. Eu continuo orando por todos vocês. Para os familiares daqueles que já se  foram, que tenham o conforto de Deus.

Nenhum comentário: