A vida de centenas de moradores de Dourado e Ribeirão Bonito com certeza já não é mais a mesma. Por várias vezes "toquei" neste assunto neste espaço. O problema é a "falta de segurança". E que fique bem claro, não culpo as polícias pelo fato. Elas fazem o que podem. E nesse aspecto é bom lembrar que o efetivo da PM no passado era muito maior que o atual. Numa canetada, o governo achou que era melhor remover parte do efetivo para cidades maiores. A própria polícia civil contava com mais policiais.
Não digo que a medida de um efetivo de policiais maior pudesse zerar as ocorrências, mas sem sobra de dúvidas, inibiria o bandido de cometer uma série de crimes,mesmo porque eles também tem medo, agem de acordo com o "clima".
Ficou bem longe a época em que ficávamos tranquilos, com as portas de nossas residências escancaradas, com a chave do automóvel no contato, etc.
Quem não se lembra que em Ribeirão Bonito a grande maioria das casas não tinham muro frontal e que as grades nas fachadas eram baixas? E hoje?...Hoje estamos erguendo cada vez mais os muros, colocando cercas elétricas, alarmes, câmeras, arames farpados e ainda por cima pagando vigilante noturno...e aí vai....A segurança não é dever do Estado? Eu perguntocaro leitor, você se sente seguro?
Está mais que na hora dos nossos prefeitos se empenharem, ao menos na discussão do que pode ser feito. A guarda municipal pode ajudar? A construção de portal na entrada da cidade pode ajudar? A operação delegada é uma solução? O que o cidadão pode fazer para ajudar? A colocação de câmeras espalhadas pelas ruas é uma saída?
Essas e outras questões necessitam de discussão com urgência. Os nossos prefeitos poderiam liderar audiências públicas com o tema com a participação da sociedade, políticos e autoridades. O que não é mais possível é sair às ruas e não saber se voltamos vivos para casa.
Estamos assistindo a ações de bandidos que nos enchem de medo. Em Dourado virou piada a ação de ladrões que estouram caixas eletrônicos. Estamos literalmente reféns da bandidagem, é o que penso!
S.O.S autoridades!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário