quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

Vanzelli reúne moradores e anuncia solução para inundações

Ontem (14) aconteceu na Câmara de Trabiju reunião convocada pelo prefeito Fabrício Vanzelli para apresentar aos vereadores e moradores da rua Sebastiana Braga Tavares o projeto que pretende solucionar os problemas de alagamentos que vem ocorrendo nesta rua do bairro Vila Rica. Os moradores sofrem com a situação de desconforto a cada período das chuvas. 

Além dos moradores, do prefeito Fabrício Vanzelli, dos vereadores Cido Bitar, Creuso, Giovani, Guaracy, Marina, Osvaldo e Vânia, participaram da reunião a arquiteta da prefeitura, Natalia Verrumes, e Sérgio Gudde, que representou a H. Aidar Pavimentação e Obras Ltda., vencedora da concorrência que irá executar as obras de infraestrutura naquele local.

Coincidentemente pouco antes do inicio da reunião uma forte chuva caiu em Trabiju causando um novo alagamento na rua Sebastiana Braga Tavares que fez o prefeito Fabrício iniciar o encontro pedindo desculpas aos moradores por mais esse fato desagradável, que voltou a inundar casas e causar transtornos a todos.

“Eu assumi o mandato no primeiro dia de janeiro de 2013 e duas semanas depois aconteceu um grande alagamento que invadiu residências danificando móveis e demais pertences de vocês. A partir daquele dia comecei a procurar ajuda de deputados e também do governador Geraldo Alckmin, com quem estive por seis vezes conversando, explicando e pedindo ajuda para o problema. Recentemente o governador nos atendeu liberando uma verba de R$ 200 mil para que com mais R$ 70 mil de contrapartida da Prefeitura possamos executar a primeira fase desta grande obra de drenagem de águas pluvias”, explicou o prefeito.

Vanzelli acrescentou que as obras tem um custo total de R$ 2,5 milhões e que em partes ela será executada no município. “A primeira etapa a qual já temos a verba e a empreiteira contratada será iniciada de baixo para cima para resolvermos o problema em primeiro lugar onde ele está causando mais prejuízos. Posso lhes assegurar que assim que as chuvas derem uma trégua as obras serão imediatamente iniciadas”, completou o prefeito.
Sérgio Guide, que é do marketing corporativo da H. Aidar, disse que sua empresa, que está no ramo desde 1962 e leva o nome de família do proprietário, com longa história a zelar, estudou e irá executar o projeto com muito carinho e dedicação para aliviar o longo sofrimento dos moradores. “Quero parabenizar o prefeito Fabrício pelo seu empenho para concretizar a realização desta obra e também a arquiteta Natalia pela opção de iniciar pelo ponto mais afetado, ou seja, de baixo para cima, encurtando o sofrimento dos moradores daquele bairro”, disse Sergio Guide.

Para finalizar o encontro a arquiteta Natalia Verrumes, utilizando de um equipamento data-show explicou em detalhes o projeto que pretende eliminar de vez as inundações em Trabiju. Destacou as várias etapas das obras que terá um custo total de R$ 2, 5 milhões e que depois de executado dificilmente Trabiju voltará a sofrer com problemas de inundação.
Para que as obras possam ser executadas, o prefeito Fabricio Vanzelli teve que fazer a desapropriação, de forma litigiosa, de uma área contígua à rua Sebastiana Braga, que pertencia a um sítio. Foi obrigado a pagar despesas judiciais de R$ 2,500,00 e o valor de R$ 6.854,00 ao proprietário da área. Na reunião foram apresentadas essas contas bem como o extrato bancário da conta da Prefeitura com o depósito de R$ 200 mil feito pelo Governo do Estado.

Antecedente
No dia 14 de janeiro de 2013, duas semanas após ter assumido o cargo, o prefeito Fabricio Vanzelli constatou “in loco” o problema quando as chuvas alagaram cerca de 40 casas do Vila Rica. Na oportunidade o chefe do Executivo anunciou que sua administração daria solução para aquela situação que já vinha de tempo e havia causado transtornos também em dezembro do ano anterior.


“Agora estamos encaminhando a solução definitiva. O Plano Diretor de Drenagem, que será elaborado dentro das especificações técnicas, vai dar a correta vazão para as águas pluviais e os alagamentos não se repetirão. Só que esta é uma obra cara. Estamos pedindo o apoio do governo do Estado”, anunciou na época.O apoio agora veio e as obras serão iniciadas.
Colaborou: Antonio Teixeira

Nenhum comentário: