quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

USP São Carlos testa microcópteros para monitorar trânsito e enchentes

São Carlos
Uma pesquisa realizada no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos (SP), testa microcópteros para monitorar o trânsito e também enchentes. O objetivo é alertar sobre possíveis situações de risco. O responsável pela pesquisa, Jó Ueyama, acredita que o equipamento pode ainda auxiliar a polícia em ações de segurança. A previsão é que o sistema esteja disponível na cidade em até um ano e meio.
 
Segundo Ueyama, a próxima geração de veículos já prevê itens opcionais como sistemas de comunicação sem fio wi-fi e tecnologia 3G ou 4G, utilizadas em redes de telefonia móvel. Aliadas a uma tecnologia mais sofisticada empregada na pesquisa, essas ferramentas permitirão a troca de dados entre microcópteros e automóveis.

“Ele consegue captar, por exemplo, um ponto de alagamento ou enchente e enviar a imagem, informar que determinada via está congestionada e criar rotas alternativas. O microcóptero, neste caso, serviria como uma ‘mula de dados’, ou como uma ponte de comunicação entre os veículos”, explicou o professor da USP.

Nenhum comentário: