Ao longo da Rodovia Luis Augusto de Oliveira, a conhecida SP-215, no trecho que liga a cidade de São Carlos a Dourado, é comum encontrar na área que pertence ao DER - Departamento de Estrada de Rodagem, o belo Ypê de cor amarelo. Neste mês de agosto, o Ypê se apresenta florido ficando por alguns dias alguns dias até que suas flores caem por completo. Normalmente o Ypê floresce nos meses de setembro e outubro.
O belo Ypê florido
KM 187 da SP-215
O ipê-amarelo é uma árvore originária do Brasil e muito utilizada em projetos de paisagismo. Apresenta-se em “subespécies” com floração amarela (mais conhecida), branca e roxa. Está distribuída em quase todo o território nacional, apesar de sua raridade.
Ipê-Amarelo
Classificação científica
Reino: Plantae
Divisão: Magnoliophyta
Classe: Magnoliopsida
Subclasse: Asteridae
Ordem: Lamiales
Família: Bignoniaceae
Gênero: Tabebuia
No inverno, as suas folhas caem dos galhos da árvore que fica inteiramente exposta ao tempo sem nenhuma folha. Na primavera, as folhas renascem cobrindo-a por completo. Sabe-se que, quanto mais intenso e seco o inverno, posteriormente, na primavera, mais intensa será a quantidade das flores nos galhos.
O ipê-amarelo é da espécie “Tabeluia alba”, o termo “alba” é proveniente de “albus” que significa “branco” em latim, cor presente no processo de renovação das folhas. É natural do semi-árido alagoano, mas conseguiu se adaptar em outros estados do Brasil. O governo do estado do Alagoas, sob Decreto n°6239 , considera a árvore um símbolo do estado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário