quinta-feira, 6 de junho de 2013

Mobilização no trevo de Ribeirão Bonito foi o sinal de que o local teria que ser abençoado por Nossa Senhora Aparecida


A escolha da população foi a imagem de Nossa Senhora Aparecida
 Mobilização SOS-Trevo em 2005

Em 2005, após inúmeros acidentes no trevo de Ribeirão Bonito, inclusive com mortes, a população da cidade se mobilizou para sensibilizar as autoridades da necessidade da construção de um novo trevo para o local. Por alguns dias, automóveis circularam com a inscrição S.O.S - Trevo nos vidros traseiros. 

 Em um sábado chuvoso, cerca de 200 pessoas participaram pacificamente de uma caminhada que saiu do Cristo Redentor em direção ao trevo, carregando cruzes que simbolizavam as inúmeras mortes ocorridas naquele local.

As cruzes carregadas pelos moradores foram fincadas em frente ao mural de entrada com o nome da cidade. O pároco Padre Morales acompanhou a mobilização orando pelos mortos e pedindo proteção para todos que se utilizavam daquele trecho.

A imprensa regional deu visibilidade para a mobilização, sendo o ponto de partida para que um grupo de pessoas lideradas pela ONG Amarribo pudesse marcar uma audiência com o então governador Geraldo Alckmin no Palácio dos Bandeirantes em São Paulo.

A comunicação com o Governador Alchimin continuou e prosseguiu durante o governo do governador José Serra que foi quem autorizou a execução da obra.

O local mereceu a atenção da comunidade que sempre orou pelas vítimas de acidentes nesse trevo que chegou a ser chamado de Trevo da Morte.
 
Recentemente um cidadão colocou no alto de uma pedra, após a reforma do trevo, a imagem de Nossa Senhora Aparecida.

 Essa imagem ficou exposta por algum tempo até que fosse  brutalmente quebrada.

 Uma nova imagem de Nossa Senhora Aparecida, desta vez com uma pequena capela foi posicionada no mesmo local. Novamente a ação dos vândalos não tardou para que mais uma vez fosse destruída a pauladas.

Horrorizados com o ocorrido, dispostos a perpetuar a imagem da padroeira do Brasil no alto da pedra, um grupo de moradores se reuniu,  e pela segunda vez construiu uma nova capela, desta vez mais reforçada e novamente a santa do manto azul passou a  brilhar no trevo de Ribeirão Bonito.

A insistência dos vândalos prevaleceu e pela terceira vez, tanto a capela quanto a imagem de Nossa Senhora foram depredadas.

Pela quarta vez será construída a nova capela com uma nova imagem. O recado que a população passa para os vândalos é de que a  fé, o respeito e a vontade da grande maioria dos moradores da cidade é de  ver no local a imagem de Nossa Senhora Aparecida abençoando aquele local.

Nota: O empresário Paulinho Galli está responsável pela nova construção da nova capela. Aqueles que desejam colaborar  entrar em contato com o mesmo.

Nenhum comentário: