terça-feira, 4 de junho de 2013

Insegurança Pública

Sergio Ronco
Blog do Ronco
A emissora de televisão SBT, apresentou ontem, segunda(3) em seu jornal noturno, sob o comando de um dos mais respeitados jornalistas do país, Joseval Peixoto, a atual situação da Polícia Científica em algumas cidades do interior paulista.(Assista AQUI).

 Para quem acompanhou a matéria não deve ter  se assustado, uma vez que é notória a situação da Segurança Pública de maneira geral no Estado de São Paulo.

Os repórteres Fábio Diamante e Fábio Serapião mostraram imagens da falta de estrutura na Polícia Científica de São Paulo. Peritos usam programas piratas nas investigações e médicos legistas fazem exames com serrotes de marceneiro. 

Foi mostrado também,  as condições do IML de uma determinada cidade do interior paulista. Nem mesmo exaustor existe para sugar os gazes que saem do corpo, provocando enorme mau cheiro que atravessa as paredes e as portas do prédio local.

Não somente a Polícia Científica passa por problemas como o exposto na matéria do SBT.  Algumas delegacias de Polícia do interior, as condições de trabalho são péssimas.

Como exemplo, vou citar novamente a de Dourado. Digo novamente, pois em 2 de fevereiro de 2011, este blog publicou matéria com referência às condições do prédio que abriga a referida delegacia(Veja AQUI). De lá para cá, nada mudou.

"A Polícia Civil agoniza em várias cidades", disse o repórter do SBT.

Norma Bonaccorso, Superintendente da Polícia Técnica, reconhece que em algumas cidades a situação é precária, porém disse que estão solucionando o problema

O ponto positivo é que os policiais civis se desdobram em boa vontade para atender à demanda que se apresenta. Os de Dourado e de Ribeirão Bonito, têm realizado um belo trabalho

O que falar da Polícia Militar? Bem, também é notório que parte do  efetivo dos militares, tanto em Dourado como em Ribeirão Bonito,  foi remanejado para cidades maiores. Para quem dúvida disso é só olhar a foto que está no batalhão em Ribeirão Bonito e que foi batida por mim há alguns anos atrás. Nela, o efetivo era bem maior que hoje. 

Da mesma forma que os policiais civis, os da policia militar fazem milagres para manter a segurança em níveis aceitáveis.

A sensação de insegurança pública, fica por conta de cada cidadão que cada vez mais anda apavorado com tudo o que ocorre no dia a dia. Ninguém mais tem sossego. Foi-se  a saudosa época em que deixávamos a porta aberta de casa, a chave no contato do carro, andávamos despreocupados à noite etc.

Essa é a atual realidade, mesmo as autoridades do Estado dizendo o contrário. Imagino como devam estar os dentistas com a nova modalidade dos bandidos em ater fogo nesses profissionais. Enquanto não houver um levante popular generalizado, vamos continuar a assistir cenas lamentáveis e reportagens do tipo do SBT.
Fotos: Reprodução SBT.

Nenhum comentário: