sexta-feira, 21 de junho de 2013

APAE, o bom exemplo de entidade em Ribeirão Bonito

Enquanto a população toma as ruas do país exigindo respeito com o dinheiro público e a vergonhosa política que leva os brasileiros a trabalharem cinco meses no ano somente para pagar a gastança desavergonhada dos verdadeiros ”Marajás” travestidos de defensores dos recursos públicos, na pequena Ribeirão Bonito, que já passou os seus dias tristes de corrupção, um grupo de senhoras vem dando o bom exemplo de como com muito pouco pode se fazer muito mais.

Estou falando da APAE de Ribeirão Bonito. Uma entidade que sobrevive de doações e a ajuda de prefeituras como a da própria cidade e de Trabiju. De algum tempo para cá, o Estado também tem comparecido com recursos para a manutenção do que vou chamar de a “Casa do Carinho”.

Sim, carinho, pois a diretoria formada por voluntárias abnegadas, além do tempo que dispensam no dia-a-dia para os alunos da APAE, doam aos jovens e adolescentes que ali se encontram muito carinho, amor e afeto.

Hoje eu estive em visita à horta construída em um terreno nos fundos do ASILO, que funciona como campo ocupacional para os alunos da APAE. São os próprios alunos que aprendem a mexer com a terra e semear as hortaliças que depois servirão de alimentos próprios.

Era dia festivo para o grupo da APAE, presentes estavam:  alunos e seus pais, professores, diretoria e colaboradores. Todos os anos a entidade festeja o dia de São João, mesmo que a data não coincida com a do calendário festivo. Ergue-se o mastro, a dança tradicional é marca registrada, os comes e bebes, muita descontração e alegria.

A satisfação de cada aluno é visível, a carência é tão grande que um simples aperto de mão é motivo  de alegria.

Enquanto escrevo fico pensando quantas vezes passo em frente à APAE e não me dou conta de que poderia parar, entrar e deixar o meu cumprimento e o meu abraço a eles. Vivemos na correria sem limites e nos esquecemos de que as vezes um ato simples pode significar muito para o grupo.

A APAE de Ribeirão Bonito abriga três alunos autistas. Uma delas, uma jovem de 17 anos,  precisa de uma professora exclusiva,  dado o grau da  necessidade dessa aluna. A professora de Educação Especial  é a Rosimara Dinardi Appolari(foto), com quem tive o prazer de conversar. Rosimara está há oito meses nesse trabalho e apesar da grande responsabilidade e trabalho, se diz satisfeita e recompensada. “Para mim é um aprendizado, estou adorando”, disse Rosimara.

Outra profissional que está se dedicando aos 46 alunos da entidade é psicóloga Débora Mirabella(foto). Para Débora a assistência que os profissionais, cada qual em sua área, oferecem aos alunos é de suma importância no aprendizado do grupo. Débora cita que até a alimentação é elaborada por nutricionista. “Estou muito contente com esse trabalho” ressaltou Débora.

A APAE trabalha com a Escola Joana Bivanco Machado que tem seus prédios vizinhos. A diretora Maria Tereza Appolari divide a tarefa com outras cinco  professoras.

As doações são sempre bem vindas, e de tempos em tempos, é necessário lembrar a toda a sociedade, que a APAE está viva e precisa continuar dessa forma para o bem estar de seus alunos.
Elide - Sonia - Tereza e Rosimara

Quando da minha vista, a diretoria não me pediu que pedisse ajuda através deste espaço, porém o que presenciei mexeu com os meus sentimentos e estou recorrendo de iniciativa própria para pedir a todos que não se esqueçam dessa importante entidade de Ribeirão Bonito.

No próximo dia 28 de junho haverá um chá beneficente em prol da APAE, a adesão é de apenas R$ 5,00. O evento será realizado na Guarda Mirim às 19h00.

Caso você queira contribuir com a APAE de Ribeirão Bonito, anote a conta bancária para doações:

Banco Bradesco – Agência Ribeirão Bonito(2432-5) Conta corrente número: 1002727-6.

Diteroria da APAE de Ribeirão Bonito
Presidente: Sonia Locatelli
Tesoureira: Elide Alamino
Vice: Eucinéia Braga Grande
1a Secretária: Maura Alamino
2a Secretária: Carla Lais Jacinto

Um comentário:

Ana disse...

Bem escrito pois a APAE merece toda a nossa atenção. Parabéns aos diretores