quinta-feira, 9 de maio de 2013

Santa Casa de Araraquara cancela cirurgias eletivas por falta de sangue

Com o estoque de sangue comprometido, o Hemonúcleo de Araraquara (SP) sugeriu à Santa Casa o cancelamento de parte das cirurgias eletivas (que não têm urgência), que estavam agendadas para esta semana. O hospital deve suspender entre oito e dez procedimentos até sexta-feira (10), mas alguns já foram adiados.

A recomendação foi feita também a 16 hospitais de 25 municípios da região, que dependem do sangue colhido no local. A Santa Casa de São Carlos (SP) não suspendeu as cirurgias, porém a situação no Hemonúcleo também é crítica. Os estoques de sangue, principalmente do tipo negativo, estão bem baixos.

Segundo o responsável técnico pelo Hemonúcleo de Araraquara, Reinaldo Bonfá, a quantidade de bolsas de sangue e de plaquetas está 60% abaixo do ideal. “Precisaríamos colher em torno de 250 bolsas por semana, mas estamos coletando 150. Em cima disso tivemos um problema de sorologia, que já nos tirou algumas bolsas”, disse o médico. O estoque restante é suficiente apenas as cirurgias de urgência e de emergência.

Espera
A da dona de casa Samara Rodrigues está internada há uma semana para realizar uma operação no coração, mas vai ter que aguardar alguns dias. “A gente está pedindo às pessoas que a gente conhece e tem uns amigos dela também que podem doar. A situação está difícil, minha mãe está muito nervosa, só chora, tem medo de não encontrar pessoas que possam doar o sangue para ela”, contou a filha.

A cirurgia da filha do eletricista Marcos Schuvenke seria feita nesta quarta-feira (8), mas, com a falta de sangue, foi adiada. Ele aproveitou o dia para doar e reforçar o estoque. “O que a gente puder fazer pelo próximo, devemos fazer”, disse.

Há três anos, a aposentada Suzana de Almeida Freschi doa sangue a cada seis meses. Ela soube da dificuldade do Hemonúcleo e mais uma vez resolveu fazer a sua parte. “Ajudando as pessoas, a gente se sente bem”.

Nenhum comentário: