Foto: Teixeira
TRABIJUA Casa do Idoso de Trabiju, agora com recursos do município, passou por reformas e começou a funcionar na última segunda (27). Atende de segunda a sexta-feira, das 7 as 16 horas. A casa é frequentada por 50 idosos que recebem café da manhã, almoço e café da tarde. No final do dia os idosos retornam para as suas famílias.
Recentemente o prefeito Fabrício Vanzelli entregou baralhos, jogos de dominó, damas, xadrez e tabuleiro de bingo para que todos possam passar dias mais agradáveis. Assim, eles ocupam suas mentes de forma descontraída e evitam os males comuns da idade. As mulheres fazem tricô, crochê,pinturas em guardanapos e outras atividades na área do artesanato.
Segundo a fisioterapeuta e professora do “Projeto Trabiju Amigo do Idoso” , Glória Cezarino, os frequentadores da casa e os demais que fazem parte do Projeto tem aulas de danças e manifestações folclóricas, que acontecem todas as terças e são ministradas pela professora Sandra Santos. Os exercícios físicos acontecem duas vezes por semana e consistem em caminhadas pelas ruas e estradas do município e exercícios aeróbicos ministrados pelo professor de Educação Física Miguel Costa. Esse trabalho levou recentemente os idosos até Lins onde participaram dos JORI (Jogos Regionais do Idoso).
Glória Cezarino disse, ainda, que depois que o projeto teve início em Trabiju diminuiu consideravelmente a procura do Posto de Saúde pelos idosos que estão se sentindo bem fisicamente e cada vez mais protegidos das doenças provenientes da idade. O Programa Trabiju Amigo do Idoso é realizado em parceria com o departamento de Saúde e conta com o auxílio de enfermeiros, fisioterapeutas, médico da família e psicólogos.
A Praça do Idoso, que tem um conjunto de aparelhos que auxiliam os frequentadores da casa nos exercícios físicos, estava instalada em local distante e de difícil acesso. Por decisão do prefeito Fabrício Vanzelli, os equipamentos foram transferidos para o quintal da própria Casa do Idoso, o que veio a facilitar e muito a vida de todos.
“Não fazia sentido que pessoas de idade avançada tivessem que se deslocar para local distante para fazer os exercícios físicos. Nós levamos os aparelhos para perto deles e ficou bem mais fácil para todos. Esse projeto é muito importante porque, se numa ponta temos que cuidar das nossas crianças, oferecendo-lhes educação de qualidade, na outra é preciso olhar com carinho para os idosos, que tanto já deram de si para a nossa comunidade. Para atingir esses objetivos tenho contado sempre com o apoio dos nossos vereadores, aos quais agradeço”, falou o prefeito.
A primeira dama Carol Vanzelli também destacou a importância do projeto e enalteceu a dedicação das pessoas da terceira idade e quanto elas são gratas por tudo o que lhes é oferecido. “Vamos continuar trabalhando por elas e sabem que podem contar conosco. Eu e o prefeito Fabricio estaremos sempre a disposição”, disse.
3 comentários:
Cabe ao Município prover o que for necessário para garantir
o direito à saúde bem como a prote ção e amparo aos idosos. Art. 196 da CF.Ao Município cabe resolver suas dificuldades burocráticas, não se esconder atrás delas para impedir o tratamento dos que dele necessitam. Não se trata de interferir na gestão da
coisa pública, mas tão somente de afirmar a obrigação do Município em
providenciar, por inteiro, o tratamento previsto na lei.
Prezados Srs.Prefeitos da região, contatem o alcaide de Trabiju, ao que parece, ele tem algo a seguir.
Será que futuramente teremos:
“Projeto Dourado, Ribeirão, Boa Esperença Amigo do Idoso”
Postar um comentário