quarta-feira, 24 de abril de 2013

Dívida da Santa Casa de São Carlos chega a R$ 25 milhões, diz diretoria

Essa é a manchete do G1, com relação à Santa Casa de São Carlos. Na realidade esse fato não acontece somente com São Carlos. 

As Santas Casas de modo geral sofrem para equilibrarem suas contas. A de Dourado está com situação parecida e o atual prefeito Juninho Rogante ainda não visualizou como deverá enfrentar o problema, uma vez que foi promessa de campanha. 

A Santa Casa de Ribeirão Bonito no passado corria o risco de ser fechada se não se adequasse às necessidades exigidas pela Vigilância Sanitária.  Foi preciso uma união de forças para reerguer a entidade. 

O problema é sempre o mesmo, pouca ocupação, o SUS remunera mal os internados e a despesa é  maior que a receita. 

Não há fórmula mágica para reverter essa situação. O Ministério da Saúde pensa em ajudar as Santas Casas, mas ainda não encontrou maneira de colocar em prática essa ajuda.

Enquanto isso vamos ouvindo pipocar as notícias de dívidas impagáveis e fechamento dessas importantes entidades.

2 comentários:

Paulo Casadei disse...

Boa noite Ronco !
Existe uma fórmula não mágica,mas prática.
Competência,profissionalismo,conhecimento do setor,austeridade fiscal,etc ,etc ,etc.
Pela milésima vez comentarei a Santa Casa de Bocaina.
Completou cem anos de existencia em 2012 .
Estrutura muito semelhante a da Casa de Saude Santa Emilia em Dourado. Todos bocainenses nascem em sua cidade. Realiza em torno de três mil atendimentos no Pronto Socorro por mês ,que não é municipal.Disponibiliza aproximadamente 25 leitos para internação clinica.
Em funcionamento com suas contas regularmente em dia. Perto de 30 funcionários bem remunerados. Etc ,Etc .Conseguiremos???

Anônimo disse...

A Santa Casa de Bocaina tem um corpo clinico de renomada competencia, nos quais a população confia plenamente.
Em Dourado sempre foi diferente.Tinha só um médico em que o povo acreditava. Só quem não podia pagar e nem tinha plano de saúde caia aqui. nunca foi a 1ª opção.O hospital de Dourado sempre foi usado para fazer politica.
Em Bocaina quem dirigiu o hospital por muitos anos e que fez um axelente trabalho a frente do hospital foi o Chiquinho Maturano que era de Dourado e não foi valorizado aqui.
Frederico A. Verona