Ribeirão Bonito possui uma das reservas florestais mais extensas do Estado. Boa Esperança do Sul é uma das primeiras.
Reserva em propriedade rural em Ribeirão Bonito
Fazendas da região têm o privilégio de estarem cercadas por matas nativas. Os que vivem por aqui estão acostumados com o convívio com a natureza, passa a ser uma relação normal, porém aos visitantes, saltam os olhos com o que visualizam pela região.

"Isso que é viver", disse Maria Antonia, uma visitante que esteve em Dourado passando por Ribeirão Bonito.
Continuando, Maria Antonia disse: " Em São Paulo não é possível mais você enxergar o horizonte, pois os grandes edifícios esconderam toda a visão".
Outro fator que chama a atenção dos visitantes, são as construções antigas das fazendas de Dourado e Ribeirão Bonito. A Fazenda São José, por exemplo, teve o projeto de sua sede assinado por ninguém menos que o arquiteto do Teatro Municipal de São Paulo, Ramos de Azevedo.
Telhado em madeira peroba-rosa com vigas lavradas em machado
Em Ribeirão Bonito, a Santa Elisa ainda guarda traços do passado. Madeira de lei lavrada a machado, era utilizada na construção de casas e tulhas. Um valor histórico incalculável. Até uma antiga escolinha que servia aos filhos de funcionários, ainda está em pé na propriedade.
Sala de escola em fazenda de Ribeirão Bonito
Quem vem de grandes centros, procura em primeiro lugar, o contato com o verde. A fauna também atraem os turistas. Para alguns, a cana de açucar prejudicou muito aos animas que vivem no mato. Outros dizem que a forma com as queimadas são realizadas, forçam os bichos a se refugiarem em áreas livres do fogo. A verdade é ultimamente é fácil deparar com animais e pássaros na região. O tucano, por exemplo, é visto em quantidade.
Verdadeiras matas cercam sedes de fazendas e construções rurais. São árvores enormes, como pau-brasil, jequitibá, peroba-rosa, cedro e outras.
As tulhas eram construídas com muita segurança. As paredes ultrapassavam os de 50cm de largura. Os batentes eram esculpidos em madeira resistente.
3 comentários:
Os representantes do Ministério Público tão odiados por cumprirem a lei "ao pé da letra"....mas estão aí os bons resultados.Parabéns pela matéria.
Os representantes dos Ministério Público, sempre t. odiados, pois cumpriam "ao lei ao pé da letra". Hj. podemos ver o resultado desse bom trabalho.
Ribeirão como sempre tem seus encantos, pena que em são paulo nao temos mais esses privilegios por isso que aos finais de semana que posso venho para Guarapiranga curtir a tranquilidade do pequeno vilarejo
Postar um comentário