quarta-feira, 13 de março de 2013

Após mais duas votações, cardeais não chegam a consenso sobre novo papa

 Fumaça preta que sai da chaminé da Capela Sistina (ao fundo) mostra ao público reunido na Praça São Pedro, no Vaticano, que os cardeais ainda não definiram o sucessor do papa emérito Bento 16 nesta quarta-feira, segundo dia do conclave (Tony Gentile/Reuters)

 As duas primeiras votações do segundo dia do conclave, realizadas na manhã desta quarta-feira (13), terminaram sem a escolha do novo papa. Às 7h39 (horário de Brasília) a chaminé da capela Sistina soltou fumaça de cor preta, indicando que os cardeais mais uma vez não chegaram a um consenso sobre o próximo líder da Igreja Católica Apostólica Romana.

À tarde, os cardeais voltam a se reunir para realizar outras duas votações. A fumaça (negra ou branca) deverá sair por volta de 19h (15h em Brasília). Se o nome do novo papa for escolhido, a fumaça que sairá da chaminé será a de cor branca, e os sinos da basílica de São Pedro tocarão para reforçar o anúncio do novo sumo pontífice.

Iniciado 12 dias após a renúncia de Bento 16, o processo de escolha do novo papa é realizada por 115 cardeais, sendo cinco brasileiros: dom Raymundo Damasceno Assis, 76; dom Odilo Scherer, 63; dom Geraldo Majella Agnelo, 79; dom Cláudio Hummes, 78; e dom João Braz de Aviz, 64.

São aptos a votar apenas os cardeais com menos de 80 anos. A presença deles, segundo o Vaticano, é obrigatória. No entanto, dois eleitores conseguiram a dispensa necessária para não participarem da votação, um por motivo de saúde (cardeal indonésio Julius Darmaatjadja) e outro que renunciou ao cargo (cardeal britânico Keith O'Brien).
Fonte: Uol 

Fumaça Preta
 A fumaça preta é feita por meio químico. São adicionados cinco elementos químicos diferentes para dar a coloração escura – que indica a inexistência de consenso .


Nenhum comentário: