terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Massafera discute implantação de Parque Tecnológico para a região


Texto e foto: Douglas Braz

O deputado estadual Roberto Massafera reuniu-se esse fim de semana para dar andamento ao projeto de implantação de um Parque Tecnológico na região Central do Estado, em Araraquara. A iniciativa que conta com o apoio do governo do Estado de São Paulo.

O parlamentar foi convidado a participar dos trabalhos ao lado do secretário municipal de Meio Ambiente, José dos Reis Santos Filho; a vereadora Edna Martins; a diretora regional do CIESP/FIESP, Eneida Miranda de Toledo; a coordenadora do Centro de Estudos de Sustentabilidade da FGV, Érica Gallucci; e um representante do empresariado local, Gilberto Pereira Barreto.

O grupo discute qual melhor formatação jurídica da entidade responsável pela elaboração do plano estratégico do empreendimento. Sua tarefa será preparar o projeto do Parque Tecnológico de Araraquara a fim de credenciá-lo junto ao Sistema Paulista de Parques Tecnológicos (SPTec) da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia.

“É um projeto de médio prazo de quatro anos. Nesse momento precisamos criar uma estrutura executiva mínima com capacidade técnica, financeira, e disponibilidade integral para o projeto. O Parque vai agregar valor tecnológico e ambiental à economia de toda região”, comentou o deputado Roberto Massafera.

Para o credenciamento do Parque Tecnológico, o SPTec exige uma área mínima de 200 mil metros quadrados, documento comprovando apoio de empresas locais, centros de pesquisas, universidades e instituições de ensino e pesquisa, além do projeto básico contendo esboço do projeto urbanístico e estudos prévios de viabilidade econômica, financeira e técnico-científica.

Um Parque dessa natureza engloba empresas de tecnologia e universidades com objetivo de potencializar a capacidade técnica e científica de pesquisadores e laboratórios. Está focado no bem estar da comunidade promovendo a sustentabilidade, a inovação e a eficiência dos meios de produção.

Nenhum comentário: