quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Animais continuam morrendo em Ribeirão Bonito possivelmente por envenenamento

Lamentavelmente, animais continuam morrendo em Ribeirão Bonito por conta de envenenamento, possivelmente com o agrotóxico conhecido por "chumbinho". Desta vez o fato ocorreu na Rua Dr. Aurélio Neves. A proprietária de 6 filhotes de cães, assistiu a morte de 4 deles, sem ter tempo de socorrê-los, dentro de sua própria residência. Há dias que a proprietária encontrava pedaços de carne no seu quintal  sem saber do que se tratava. Algumas vezes, foi possível varrê-los e jogá-los ao lixo.

Quando os filhotes morreram, é que percebeu se tratar de envenenamento. O fato foi registrado na Polícia Civil, onde foi lavrado B.O.

O Blog do Ronco representou no Ministério Público da Comarca de Ribeirão Bonito, fato idêntico quando gatos e cães foram envenenados no Bairro Morumbi.

Esperamos que as autoridades competentes tomem as devidas providências para o caso, pois está se tornando uma prática rotineira na cidade, o envenenamento de animais com o chamado "chumbinho".
Veja abaixo a matéria publicada no Blog do Ronco:

Matéria do Blog do Ronco repercutiu na Região

Cães e gatos são envenenados de madrugada em Ribeirão Bonito, SP

Ao todo, 15 animais estavam mortos em um terreno baldio da cidade.
Moradores sentem medo e contam não ser a primeira vez que fato ocorre.

Do G1 Araraquara e Região

A

Animais estão aparecendo mortos em uma rua do Jardim Morumbi, em Ribeirão Bonito (SP). Em apenas cinco dias foram encontrados 13 gatos e dois cães mortos em um terreno baldio. A suspeita é de envenenamento e não é primeira vez que isso acontece na cidade.
A diarista Madalena Moretti mora em uma residência ao lado do local onde os animais apareceram mortos, está assustada e precisou prender seus três gatos de estimação em um quarto. “Eu vi um gato morto e entrei desesperada chamando meu menino para pular e pegar o meu. Fiquei com medo de ele ir lá lamber o outro e morrer também.”
No bairro o clima é de medo. Os moradores acreditam que os gatos e cachorros foram envenenados durante a madrugada.

A suspeita do veterinário Moacir de Bonis Filho, que atendeu aos animais, é de que a morte foi causada por um veneno conhecido como chumbinho, que afeta a coordenação motora e causa hemorragia interna. “O animal tem que ser socorrido muito rápido porque pode vir a óbito em questão de uma hora”, explica o especialista.

A Vigilância Sanitária disse que aumentou a fiscalização nos estabelecimentos que vendem o produto. “É um produto de uso agrícola, permitido no comércio, mas com receituário agronômico”, afirmou o veterinário da Vigilância, Hamilton Pereira.
Gatos aparecem mortos em terreno baldio de Ribeirão Bonito (Foto: Reprodução/EPTV)
Gatos aparecem mortos em terreno baldio de
Ribeirão Bonito (Foto: Reprodução/EPTV)
Recorrência
Não foi a primeira vez que as mortes ocorrem em Ribeirão Bonito. Dez gatos da dona de casa Sonia Brozzi morreram. “Só não morreram minhas cachorras porque estavam trancadas dentro de casa. Elas posam dentro de casa com medo de tanto veneno.”.
Na casa dela, a segurança é reforçada no portão. Os cachorros não ficam mais sozinhos no quintal e ela não quer perder mais nenhum bicho de estimação dessa forma. “O coração dói. A gente cria com tanto carinho, tanto amor e vem gente não sei de onde e mata”, lamenta a moradora.
A Polícia Militar foi até o local registrar um boletim de ocorrência e o crime será investigado. A pena prevista por crueldade contra animais pode chegar a um ano de detenção e multa. O uso de chumbinho é crime contra a saúde pública e quem for condenado pode ficar preso por até quinze anos.

Um comentário:

Moacir disse...

Passam os anos, os dias... e todo mês atendo animais envenados em diversos pontos da cidade. É lamentável!!! apenas quem viu seu animal agonizante por envenamento sabe o quanto é doloroso, e especificamente para mim é extremamente frustrante ter que realizar estes atendimentos. Já passou da hora de providências serem tomadas!!!! Quantos animais já se foram??? estão aguardando alguma ingestão acidental em humanos para que efetivamente essa prática seja punida??? No início dos anos 2000, foi decifrado o código genético através do projeto GENOMA, com um resultado surpreendente, que acusou cerca 99% de similaridade de característica genômica entre homens e outras espécies animais. Portanto ao aplicarmos o princípio de similaridade, podemos afirmar que as sensações (Dor, medo, agonia, desconforto, etc) também são sentidas pelos animais de forma semelhante ao humano.

Espero sinceramente que os culpados sejam punidos desta vez!!

Abraços