sexta-feira, 20 de julho de 2012

Ribeirão Bonito sedia Encontro de CONSEGs


Mesa Diretora do Encontro dos CONSEGs

O CONSEG de Ribeirão Bonito sob a presidência de Maria José dos Santos Prior realizou na noite de ontem, quinta (19), nas dependências da Câmara Municipal, o Encontro dos CONSEGs do 38º Batalhão de Polícia Militar do Interior.

As sete cidades participantes são: Ribeirão Bonito, Dourado, Ibaté, Santa Rita do Passa Quatro, Descalvado, Porto Ferreira e São Carlos.

Na abertura dos trabalhos, para compor a mesa diretora foram chamados, a Presidente do CONSEG de Ribeirão Bonito, Maria José dos Santos Prior(foto), o Prefeito de Ribeirão Bonito Paulo Veiga, o Tenente Coronel PM Luis Antonio Fernandes Rosa, o coordenador dos CONSEGs Evaldo Roberto Coratto, O Capitão da PM Luiz Alberto Andrade de Almeida, O Capitão da PM Joel Rocha, o Diretor do Disque Denúncia Mario Wendell, o Delegado Seccional de São Carlos Luis Antonio Rodrigues, o assistente policial Renato Rossi e a promotora de justiça da Comarca de Ribeirão Bonito Constance Caroline Albetine Alves Toselli.

O evento contou ainda com a participação de convidados e representantes de entidades como foi o caso de Waldete Ferreira que representou a AMARRIBO BRASIL.
Maria José Prior passou a palavra para os membros da mesa diretora que agradeceram a oportunidade em poder discutir segurança na cidade.

A Promotora de Justiça Constance Toselli(foto), representante do Ministério Público da Comarca, prestigiou o encontro dos CONSEGs, se colocando à disposição da comunidade.

Evaldo Coratto(foto), Coordenador Estadual dos CONSEGs, passou aos presentes, a importância dos conselhos de segurança implantados em todo o Estado de São Paulo. Para Coratto, a participação da sociedade em sintonia com as polícias, através de reuniões mensais dos CONSEGs auxilia o trabalho de prevenção, investigação e até mesmo na ação das polícias na cidade. Planejar a ação comunitária de segurança e avaliar seus resultados, acompanhar a ação da polícia em benefício da comunidade, levar diretamente à Secretaria de Segurança as reivindicações e queixas da comunidade são algumas das tarefas do CONSEG, ressaltou Coratto.

O Disque Denúncia, ainda pouco divulgado no interior, teve a apresentação de Mario Wendell(foto abaixo),  Diretor do Disque Denúncia. Para Wendell, parte do sucesso das operações policiais se deve àqueles que se utilizam do 181, telefone esse à disposição da população de todo o Estado de São Paulo centralizado na capital. Estatísticas mostram claramente que a população tem ajudado muito as polícias no trabalho de informações que possam desencadear investigações chegando-se aos culpados de muitos delitos.

Wendell ressalta que o 181 é um telefone livre de gravações e de tecnologia que possa identificar os denunciantes.

O Assistente Policial, da Coordenadoria Estadual dos CONSEGs, PM Joel Rocha, deu uma verdadeira aula de cidadania e de como a população pode e deve participar efetivamente da vida em comunidade. Alertou para os perigos que rondam toda cidade, lembrando que a prevenção é a melhor forma de se evitar o pior.

O Delegado Seccional de São Carlos, Luis Antonio Rodrigues também falou com os presentes expondo o trabalho da Polícia Civil na região.

  Autoridades e comunidade presentes ao evento

O CONSEG de Ribeirão Bonito homenageou policiais e autoridades presentes, bem como a Presidente Maria José Prior recebeu homenagem da PM. 

Após o evento, foi oferecido jantar na Guarda Mirim local.

Nenhum comentário: