A área da Saúde é problemática em grande parte dos municípios do país, isso não é novidade para ninguém, basta ligar a TV e o noticiário nos mostra o verdadeiro caos da Saúde Pública.
Temos que admitir também que os recursos do Govermo Federal destinados aos municípios são generosos, basta conferir no site do governo, no Portal da Transparência, o que é destinado a cada cidade em cada área.
O que na realidade falta, é organização e gestão competente em muitos dos municípios. Sabemos que os PSFs, ajudaram e muito no fluxo de quem procura a Saúde, porém muitos municípios perderam essa condição por motivos variados, o direito de implantação do mesmo em suas cidades. Outros já tiveram os PSFs e perderam o convênio.
Os postos de saúde por lei, além de médicos, é claro, necessitam de profissionais com formação em enfermagem, e, os Pronto Socorros, de enfermeiros suficientes para que possam realizar o revesamento de trabalho atendendo 24 horas por dia.
Uma pergunta se faz necessária: As cidades têm esse contingente de profissionais de enfermagem, sem com isso acarretar sobrecarga em alguns poucos? Não deveria existir o chamado "quebra-galho", ainda mais em se tratando de Saúde. Aquela história de chamar o enfermeiro(a) de um determidado posto para cobrir outro que não possui o profissional e assim vai...
Toda profissão exige competência e comprometimento do funcinário, porém a profissão de enfermeiro(a), sabemos que é desgastante e estressante, então nada mais justo que se tenha o número correto desses profissionais em serviço.
É sempre bom lembrar que em casos esporádicos, com a devida justificativa, os chefes dos Executivos poderão contratar sem concurso, profissionais de enfermagem, caso haja necessidade de completar o quadro de funcionários.
Portanto prezados prefeitos, nada mas justo que colocarem à disposição da população os devidos profissionais em número compatível de acordo com a Lei. Quem ganhará com isso, é a população que será bem atendida.
Se todos os Chefes de Executivo tivessem uma mínima noção do que é gestão privada, com certeza poderiam fazem melhor na gestão pública.
Nenhum comentário:
Postar um comentário