Foi realizado ontem, quarta(1), em Brasília, o Encontro de Comissões Organizadoras da 1a CONSOCIAL, que reuni a Comissão Organizadora Nacional, da qual a AMARRIBO BRASIL faz parte e as 27 Comissões Organizadoras Estaduais. Estão presentes representantes de todos os estados Brasileiros e visa apresentar e debater o andamento da CONSOCIAL em cada estado, além de buscar soluções para os principais problemas de cada estado. Entre os participantes estão presentes o secretário de Prevenção da Corrupção e Informações Estratégicas da Controladoria-Geral da União (CGU), Mário Vinícius Spinelli, a diretora de Prevenção da Corrupção da CGU, Vânia Vieira, e o coordenador executivo nacional da CONSOCIAL, Fábio Felix. A AMARRIBO BRASIL está representada pelo Jorge Sanchez acompanhado da Nicole Verillo, que também representa a ABRACCI - Articulação Brasileira Contra a Corrupção.
A CONSOCIAL - Conferência Nacional de Transparência e Controle Social visa debater mecanismos de participação da sociedade na gestão pública, estratégias para tornar o governo mais transparente e diretrizes para a prevenção e combate à corrupção. O objetivo maior da conferência é estabelecer com governos, cidadãos, empresas e organizações da sociedade civil diretrizes para a construção de um Plano Nacional sobre Transparência e Controle Social.
Pelos dados apresentados no evento hoje pela manhã, até o momento já foram convocadas 1054 conferências em todo o Brasil, envolvendo 2475 municípios, o que representa 43% dos municípios do Brasil. Roraima é o único estado em que 100% dos municípios convocaram a CONSOCIAL Municipal. No Estado de São Paulo somente 12,09% de seus municípios convocaram a CONSOCIAL.
Fonte: CGU
Nenhum comentário:
Postar um comentário