terça-feira, 24 de janeiro de 2012

GAECO investiga ameaças contra jornalistas de Limeira

O Ministério Público, por meio do Grupo Especial de Combate ao Crime Organizado de (GAECO) - Núcleo Piracicaba, instaurou procedimento de investigação criminal para apurar a origem de ameaças feitas a jornalistas de diversos órgãos de imprensa de Limeira.

As ameaças – feitas por mensagens eletrônicas – foram todas direcionadas a jornalistas que fazem a cobertura da investigação do Ministério Público que, no final de novembro do ano passado, levou à prisão 11 pessoas suspeitas da prática de crimes de falsidade ideológica, sonegação fiscal, furto e lavagem de dinheiro. Dentre as pessoas presas estavam a primeira-dama de Limeira, filhos e irmãos dela. Após as prisões, o prefeito da cidade foi alvo de Comissão Processante da Câmara Municipal e acabou afastado do cargo por decisão dos vereadores, assunto que também é tema da cobertura jornalística feita pelos profissionais ameaçados.

O Gaeco investiga se as mensagens partiram de provedores estrangeiros o que, se confirmado, poderá resultar em pedido de cooperação jurídica internacional pelo Ministério Público.

Foi decretado sigilo nas investigações.

Nenhum comentário: