O rateio do Fundeb neste final de 2011 está gerando descontentamento na área da Educação em Ribeirão Bonito. Para alguns professores, o valor foi muito aquém do esperado.
Diante dessa polêmica, o Blog do Ronco entrou em contato há pouco com o prefeito Paulo Veiga, que disse ser previsível um valor menor para o final do ano em função de uma série de ocorrências durnte o ano.
O chefe do Executivo explicou que da conta dos 60% direcionados à valorização do professor, esse índice deve chegar perto dos 64%, o que significa que um valor maior foi destinado na preparação de toda a classe.
Outro fator para a diminuição do rateio segundo Paulo Veiga, foi que no meio do ano o caixa do FUNDEB foi zerado, pois o primeiro rateio do ano foi realizado nessa época. "O que está sendo feito no momento é o segundo rateio do ano", disse Veiga.
Para o prefeito de Ribeirão Bonito, um outro fato que culminou com um valor menor neste ano, foram os investimentos em construção para a área da Educação e também o aumento de 10% para os professores. "Se o aumento tivesse sido de 5% ou 6%, com certeza agora no final do ano teríamos um repasse maior, disse Paulo Veiga.
"A intenção é acabar com o rateio. Estamos estudando a forma de repassar para o salário dos professores essa sobra. Em outras cidades como Dourado, isso não existe, ressaltou Paulo Veiga.
O Blog do Ronco deverá receber amanhã, das mãos do Prefeito Paulo Veiga um gráfico com os números do FUNDEB.
2 comentários:
Ronco, a lei é clara, 60% em salário de professores, em Maio o próprio prefeito prometeu à uma Comissão de Professores que encorporaria o FUNDEB ao salário e não o fez e quase mudou-nos para Estatutários. Quanto as obras ele só pode usar 40% deste dinheiro. Em Dourado teve rateio só no primeiro ano de Governo, e pode ter certeza que nós professores estamos indo atrás deste por menor. É um absurdo o senhor Paulo Veiga citar Dourado como exemplo, sendo que a Administração pública daqui está passando por uma CEI...
Puxa, esqueci de uma coisa, 10% para os professores! "Talvez se o aumento tivesse sido 5% ou 6%,"...teríamos um repasse maior..." Paulo Veiga! Sabe, eu sei exatamente quanto seria meu salário quando fui trabalhar em Ribeirão Bonito, mas ainda não consigo ser hipócrita, é claro que fiquei chateada, dos 5 anos que leciono aí SEMPRE houve este repasse mas, nosso aumento foi SÓ de 10% segundo o prefeito, talvez se tivesse sido os mesmos 112% dos vereadores, ninguém estaria reclamando!
Postar um comentário