quinta-feira, 13 de outubro de 2011

O Povo fala no Blog do Ronco

 Gostaria de incrementar sua matéria, se julgar pertinente publique por favor. O planejamento, não só urbano, mas de qualquer caráter e em qualquer área é essencial para o sucesso de um trabalho a ser realizado. No planejamento são "calculados" além das atividades previstas fatores de riscos e adversidades que venham a interferir no andamento dos trabalhos e dessa forma planeja-se como driblar as adversidades para a realização plena do trabalho pretendido.
Erros acontecem e todos nós estamos sujeito a eles, porém existe diferença entre errar por descaso e falta de técnica e errar querendo acertar tendo sempre a mãos instrumentos viáveis para corrigir o erro.
 A cidade de Dourado, embora fisicamente de pequeno porte, aprensenta nos ultimos tempos crescimento urbano considerável e portanto não deve ser tratada como "cidadezinha" mas sim como uma cidade que cresce, e por crescer e se desenvolver é que é necessário que existam meios de organizar seu crescimento, sua estrutura.
Esse meio é o Planejamento. Ja passou da hora das autoridades encararem esse desafio na cidade promovendo politicas publicas que visem acima de tudo o bem estar da população e o desenvolvimento saudável e adequado da cidade.
Porque é necessário organizar? controlar? gerir? As mesmas respostas para essas questões respondem também as questões do blog, ou seja, infelizmente o não planejamento pode-se ser visto desde a retirada dos coqueiros da avenida, para onde todos foram? alguns estão secos ao lado do cemitério e os outros? Aonde esta o verde da cidade? da avenida?
 Concreto e Asfalto ja fazem parte do nosso dia-a-dia, uma cidade planejada que pensa no bem estar da população necessita de verde, porque não foi pensado em deixar as plantas ao invés de blocos intertravados? é falta de planejamento ou ténica na elaboração de projeto?... Sobre a questão do cimento...porque não foi feito um estudo do solo antes? afinal não é uma obra pequena, e mais o valor dos sacos de cimento será descontado do final total da obra? quem arcará com o prejuízo?? com as guias construídas porque esperar para refazer as calçadas? porque ja nao fazer e minimizar o impacto para os moradores? Pelo que observa-se nas fotos uma boa parte ja esta realizada em uma via, e o traffic calm? não foi executado na via asfaltada porque? vai ser sobre o asfalto? porque em determinados pontos existem desniveis de uma via a outra? se a intenção dos canteiros é ser de concreto para circulação de pedestres porque muitos estão em desníveis ou melhor inclinados??? São muitas perguntas sem respostas, quem pode responder? Já passou da hora de levarmos questões como obras e planejamento das nossas cidades de maneira séria.

3 comentários:

Maria Antonia disse...

Digo mais uma vez onde está a Administração Pública que não toma providências em relação aos funcionários e cargos de comissão que tomam conta das obras??? Deve ser cobrado o planejamento e não permitir erro por falta de técnica. Se não sabe fazer projetos não ocupe o cargo.

luciana disse...

Estou de pleno acordo com tudo o que foi dito! Já passou da hora de fazer bem as coisas! Estamos no século XXI, o Brasil não é mais tão pobre, o dinheiro tem que ser bem usado!

Dourado parace pequenina, mas já apresenta problemas que antes não existiam. Uma cidade de mesmo porte em países desenvolvidos oferece muito mais aos seus cidadãos! Eu sei que a situação não é a mesma e que ainda enfrentamos problemas. Só que está mais do que na hora de olhar para frente!

João kleber disse...

De tempos em tempos, os homens tropeçam na verdade, mas a maioria deles se levanta e segue adiante como se nada tivesse acontecido.
winston churchill