Organograma de dez páginas foi reduzido a três níveis hierárquicos
Sete vereadores e quase 50 servidores da municipalidade participaram de audiência pública no plenário da Câmara na noite desta segunda-feira (10). O assunto da noite era a reforma administrativa que o Executivo está promovendo e em que ela afetaria o quadro de funcionários da administração. A reunião durou mais de duas horas e ainda não foi o suficiente para sanar as dúvidas de alguns dos servidores, que ainda ficaram por mais algum tempo nas dependências do Legislativo.
À frente das explanações, Matheus Delbon, da empresa que está desenvolvendo a reforma administrativa, apresentou o novo organograma operacional da Prefeitura. Segundo ele, uma das principais características da mudança é a redução dos cargos de confiança: atualmente, são 40 comissionados na administração e, com a reforma, o número cairia para 13. Ainda de acordo com Delbon, os trabalhos visam combater à corrupção e acabar com os desvios de função.
Matheus ainda explicou que a reforma administrativa fixará três graus hierárquicos na Prefeitura de Ribeirão Bonito: os mandatários eletivos, chefes de departamento e funcionários. Ele explicou que os únicos que poderão ser designados pelo prefeito, os chamados “cargos de confiança” ou “comissionados”, serão os diretores municipais. Dentre as alterações nas pastas, destacam-se: Educação, Saúde, Meio Ambiente, Governo e o Jurídico da Prefeitura.
Na Educação, o departamento deixaria de atender à Cultura e Lazer, sendo regida pelo FUNDEB – Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação – e recebendo a denominação de Departamento Municipal de Educação Básica. “Na prática, é isso que já ocorre”, disse Matheus. Os cargos de diretoria nas escolas passariam a ser concursados e os cargos de vice-diretoria e coordenação pedagógica seriam extintos.
Já na Saúde, está prevista a criação do Serviço de Abastecimento de Água e Esgoto (SAAE). Segundo Matheus, o órgão teria sido implantado no município em 1996, através de decreto do então prefeito Rubens Gayoso Júnior, mas lembrou que não se cria órgão público por decreto, mas através de projeto de lei – para a criação do órgão público, um projeto de lei precisa ser elaborado pelo Executivo, enviado para análise no Legislativo e de aprovação dos vereadores.
Para a pasta de Meio Ambiente, ficaria a designação de Departamento Municipal de Desenvolvimento Sustentável e Patrimônio Histórico, com atenção especial para as construções históricas existentes no município – o próprio prédio que abriga a prefeitura, por exemplo, possui cerca de um século. O Departamento Jurídico da Prefeitura seria substituído pela Procuradoria Municipal, o que reduziria de dois para um cargo de comissão, e o de Governo seria extinto.
Como era previsto, outras audiências deverão ser realizadas sobre o mesmo assunto, porém, com profissionais de áreas específicas, como Educação, Saúde, Transporte e outros. Ficou claro que a questão salarial não será alterada, exceto para os professores, e que o único impacto da reforma no quadro operacional será quanto às hierarquias. Ainda não há previsão de quando o projeto será apresentado para avaliação e votação no Poder Legislativo.
5 comentários:
Olha Ronco, você está completamente desinformado ao que este Sr. Matheus propõe para os professores, primeiro ele foi totalmente infeliz ao afirmar que 80% dos professores da rede pública deveriam voltar a sala de aula como alunos, baseado numa pesquisa que DIGA-SE DE PASSAGEM era sigilosa, colando a nós professores diante dos senhores vereadores e outros presentes como um grupo péssimo de profissionais, convido qualquer um passar uns 15 dias, 5h por dia comigo em sala de aula, depois eu deixo falar que sou péssima profissional!Sobre valorização, ele fala de uma gratificação de 0 ATÉ 60% e 2 abonadas por semestre, mas se você der as duas abonadas, perde o direito a esta gratificação, ou seja, na verdade você ganharia penas uma abonada. Propõe que voltemos a ser Estatutários como no Estado e não mais regidos pelas Leis Trabalhistas da CLT - ao que TODOS SOMOS CONTRA, ESTATURÁRIO NÃO!Gostaria de saber em quais outros municípios este Sr Matheus já fez este tipo de reforma administrativa e quais foram os resultados reais. O Senhor Prefeito Paulo Veiga também muito me admira que em reunião com representantes da Educação em fins do ano passado se propôs a assumir um compromisso de encorporar o "rateio" do FUNDEB ao salário dos professores no valor hora/aula, agora ele pula para trás e põe este Sr Matheus na reta? Qual é a do senhor prefeito? Somos só isso? Peças de um jogo político? Estou cansada de ver no Brasil inteiro e em nossos municípios (Ribeirão e Dourado) professores serem esculachados, ditos como mercenários, desrespeitados e ironizados, além de alguns alunos e pais, o Poder Público Municipal nos passa a impressão que só visa a Verba que a Federação manda para a Educação e de como usá-la em outra coisa e não realmente preocupado com a Valorização dos professores!! Não vejo a hora deste senhor fazer as tais reuniões, só que o Sr. Prefeito, QUE NÃO CUMPRIU COM O QUE DISSE no passado, deverá estar presente... :/
Sonia,
Não sei se reparou, que no topo da matéria, leva a assinatura do amigo Marcel Rofeal, pois lá estava cobrindo o evento. O Blog não pôde estar presente e, pelo fato de ser matéria de grande interesse, postamos o texto do Marcel. O Blog desde cedo está tentando contato com o Sr. Mattheus para uma entrevista.
Obrigado pela postgem
Bog do Ronco
olha Sonia, isso sem contar a falta de respeito com nós professores, e a falta de ética. E
que eu me lembre, o questionário não era confidencial? Ou será que a maioria dos professores de Ribeirão Bonito, além de não saberem escrever, segundo o Matheus, também estão perdendo a memória?
Queridas amigas e professoras Sônia e Silvia , aliás professoras que muito admiro , pois já trabalhei e ainda trabalho com elas, eu como coordenadora fico extremamente magoada e chateada com o comentário do Sr. MATEUS , POIS SÓ EU SEI O QUANTO É DIFICÍL LEVANTAR , HOJE EM DIA , A AUTOESTIMA DOS PROFESSORES que por qualquer coisa são taxados de tudo o que é de ruim , mas esquecem que a partir do momento em que cada ser humano passa a ler o que está escrito em uma placa , em um rótulo , em um artigo , etc que quem esteve por trás desta leitura foi um professor , que por mais que tenhamos a aprender , nós temos a ética de realizar nosso trabalho com amor e dedicação , mesmo que um aluno nosso não atenda as nossas expectativas de aprendizagem não saimos falando para todo mundo e sim procuramos nos HTPCs resolver e ajudar este aluno e não denegri- LO à frente de toda escola.Agora , infelizmente , temos alunos que não tiveram professores como nós e então comentem " gafe " como o comentário de uma pessoa que nem nos conhece .Podemos não saber como nos expressarmos , mas ainda temos ética profissional e estamos batalhando para que de nossas mãos não saiam outros alunos como o Sr. MATEUS .
A todos os professores da rede municipal de ensino de Rib. Bonito quero deixar este recado : " A profissão visa lucros e nós educadores não temos uma profissão e sim uma missão: a de educar seres humanos para saberem respeitar o outro , mesmo que este tenha errado , pois ninguém neste mundo é perfeito e o único que foi perfeito foi crucificado por seres sem ética ."
Não deixemos que palavras grosseiras invadam nossos corações , pois o coração de um educador deve ser aberto e coberto de muita paz , serenidade e bençãos para que possamos melhorar a cada dia os erros cometidos porque também somos seres humanos passíveis de erros .
Boa noite a todos .
Ronco e aí, o moço vai conceder-lhe uma entrevista ou está fugindo de vc?! Contamos com seu profissionalismo, grata...
Postar um comentário