sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Projeto São Paulo Cuzco (12º e 13º dias)

Drogas, desmatamentos, queimadas, alguns dos problemas relatados pelo grupo que volta de Cuzco(Peru). Veja o diário de bordo do Dudu logo abaixo.

Diário de Bordo (Dudu)

Andamos 1030km - trajeto de Porto Maldonado - Peru  a Porto Velho -Rondonia e 1180 entre Porto Velho e Tangará da Serra - Mato Grosso.

Diariamente vemos e ouvimos em jornais, revistas e televisão a exposição de problemas que os nossos governantes não conseguem resolver e ou eliminar;

Drogas, Desmatamento/Queimadas e infra-estrutura 

Drogas

Na travessia de balsas - Rio Madeira,  onde temos a fronteira com a Bolívia e divisas dos estados do Acre e Rondonia presenciamos a prisão de 2 motoristas de carretas     que estavam transportando drogas. Forma presos provavelmente por denuncias, pois a  quantidade de veículos, principalmente caminhões é muito grande e se fossem parar e revistar a todos, com e efetivo reduzido, seria impossível. 
Viajamos praticamente 7 mil kilometros e só fomos parados e  o carro  revistado uma única vez, na saída do Peru e ainda assim por amostragem de malas.
Ainda não terminamos a viagem, mas até o momento não fomos parados no Brasil.

Na ida fomos parados uma única vez e ainda assim só porque estávamos transportando pneus backups das motos.

Desmatamento/Queimadas

Não tínhamos visto caminhões transportando madeiras na ida, mas em compensação na volta observamos inúmeros depósitos de toras e muitos caminhões transportando arvores centenárias que mal cabiam  na carroçaria.

Infra-estrutura

No trecho entre Porto Velho e Tangará da Serra, já bem próximo desta ultima cidade, o transito tem que ser feito mais no acostamento do que no que restou da estrada.
Os buracos tomaram a pista toda e não tem como passar de 30km/hora. Se chover não tem como transitar, só tração animal e olhe que mesmo assim não vai ser fácil não.
A estrada judia bastante, pois saímos de Porto Velho as 7:00h e só chegamos em Tangará as 23:40h.

O grupo de motocicletas preferiu andar mais e dar a volta por uma cidade chamada Pontes e Lacerda, aumentando a distancia em mais de 150km para evitar o trecho que andamos de carro.

Amanhã nos encontraremos em Campo Grande e lá o grupo se divide; tendo o Josué retornando para  Lages -Santa Catarina.  Edilson para São João do Triunfo - Paraná, Luiz Fonseca para Valentim Gentil - São Paulo,  Alexandre Carlos e eu para Campinas  - São Paulo. 

Nenhum comentário: