O grupo que saiu de São Paulo rumo a Cuzco se prepara para o retorno. De acordo com Dudu valeu a pena até mesmo terem passado algumas situações complicadas durante a viagem, pois o resultado final foi a beleza encontrada no Peru.
Diário de Bordo(Dudu)
Chegou o momento de recarregar as baterias e nos prepararmos para o longo retorno, de volta para nossas casas. Amanhã estaremos na estrada novamente, justamente no trecho da região Andina.
Pela manhã fizemos uma revisão geral dos veículos, para enfrentarmos o dia mais critico de toda a viagem, que é a travessia da Cordilheira dos Andes, beirando os 4.800 metros de altitude. Os nossos veículos estão regulados para uso em regiões abaixo dos 1800m, e perdem potência neste trecho.
Um funcionário do hotel Torre Dorada, o senhor Cristobal, fez questão de nos acompanhar até a oficina e aguardar até o fim de toda a manutenção dos veículos (realmente a gentileza e o bom atendimento do peruano de Cuzco ficará para nós como uma referencia e indicação para os amigos viajantes ). Essa revisão se faz necessária para evitarmos uma pane em um lugar tão inóspito, como a estrada do Pacifico.
O dia foi de curtição a Cuzco, pois a comida é boa e barata. Para se ter uma idéia de conversão no dia de hoje, a cada real compramos 1,5 Novo Sol.
Uma boa refeição em Cuzco gira em torno de 30 (Novo Sol) e o centro histórico tem bons restaurantes. O custo varia um pouco de cidade para cidade e as vezes até aceitam Reais.
A "Praça das Armas", principal ponto da cidade, é um local muito usado pela comunidade para protestos e reivindicações, pois no pouco tempo que ficamos, assistimos a diversos protestos de uma dezena de comunidades, todas com cartazes reivindicando alguma coisa coletiva.
Para finalizar o dia gostaria de lembrar um cumprimento indígena, falado em Quichua, que seria muito bonito se fosse adotado por todos humanos: "Não Mentirás, Não roubarás, Não serás ocioso", ao que o cumprimentando respondia "Assim o seja para você também ".
Gostaria de escrever isto na linguagem nativa, mas o que importa é a tradução fiel de valores que está muito em falta para a nossa classe política no Brasil.
Veja as fotos AQUI


Nenhum comentário:
Postar um comentário