quinta-feira, 21 de julho de 2011

Vereador acidentado terá dificuldades de acesso ao plenário da Câmara em Ribeirão Bonito

O vereador Aparecido Galhardo(PSB), conhecido por Branco, terá sérias dificuldades em atingir o 2º andar da Câmara Municipal de Ribeirão Bonito. Como o Blog noticiou, Branco sofreu acidente na rodovia Luís Augusto de Oliveira no último sábado(16). Em decorrência desse acidente, Branco passou por uma delicada cirurgia em seu pé direito, onde teve que ser colocado uma placa e um pino para a reconstrução da parte óssea duramente atingida.

De acordo com o próprio vereador, terá que ficar 60 dias sem colocar o pé no chão e, somente após 6 meses estará caminhando normalmente, após sessões de fisioterapia.

As atuais instalações do Legislativo, postadas no 2º andar de um banco da cidade,  não estão equipadas com rampas ou elevadores que possam conduzir pessoas com deficiências  ou mobilidade reduzida, mesmo que temporária, como é o caso do vereador Branco.

O parlamentar não pode, ou não poderia ficar prejudicado pela falta de acessibilidade, assim que resolver retomar suas funções no Legislativo local.

Nenhum cidadão poderá sofrer o constrangimento de ser içado ou carregado a um local público pelo fato do mesmo não possuir acesso. O cidadão dentro de suas condições e de seus meios de locomoção deve atingir o determinado local(prédios públicos), de sua escolha, da forma mais natural e facilitada.

Quando da escolha da atual sede do Legislativo, era sabido desse problema e, que mais cedo ou mais tarde, teria que ser resolvido. A Lei é clara(LEI No 10.098, DE 19 DE DEZEMBRO DE 2000). No caso, estamos falando de um vereador que terá dificuldas em subir 2 lances de escada com vários degraus. Mas o problema se estende para àqueles que porventura queiram assistir a uma sessão do Legislativo ribeirãobonitense.

Em tempo: Ressalta-se que há informações de que o próprio Legislativo estaria estudando uma forma para resolver a acessibilidade.

11 comentários:

Anônimo disse...

e um municipe ou ate mesmo o vereador acidentado que quiser assistir uma palestra na sede da AMARRIBO?sobe de avião ou de guindaste.UM IGNORANTE

só na manivela. disse...

..ai é q tá, depois ficam "exigindo" dos pequenos comerciantes q rebaixem guias e sarjetas..rebaixem suas entradas de seu comércio...etc etc e agora "José" ??

Maria José Prior disse...

Ronco,

Isso vai ser um grande problema mesmo. Acesso a deficientes nos predios publicos esta previsto em Lei.A Lei já estava em vigor ha muito tempo , quando implantaram a Camara nesse novo predio.Será que para eles não foi necessário Alvara? Se tiver alvara, foi falha da prefeitura, que jamais poderia ter deixado funcionar sem o acesso a deficiente. Vamos aguardar. Maria José Prior

Sergio Ronco disse...

Com relação à AMARRIBO

A sede a AMARRIBO é composta de 2 andares, por conta disso, o que já aconteceu, quando há cidadãos com deficiencia ou mesmo com dificuldades em mobilidade, reuniões são realizadas no andar térreo, onde o acesso é facilitado com portas largas de entrada. Muitas reuniões foram realizadas no andar térreo.
Ronco

Kika disse...

Se não tiver jeito ,quem é o suplente do vereador Branco? é o Moacyr ?pois bem então o vereador se afasta e o suplente assume até a licença do vereador terminar
existe uma frase :Ninguém é insubstituivél
bola pra frente !

famisforis@hotmail.com disse...

E por falar em acessibilidade, aquelas rampas para cadeirantes em frente o Correio e o Banco do Brasil são uma vergonha, a alguns dias uma senhora em uma cadeira de rodas provavelmente sendo empurrada por seu marido(ambos já de idade)quase caiu porque os incompetentes que fizeram as rampas não viram o tamanho das valeta que ficaram entre o asfalto e a rampa, se não fossem algumas pessoas ajudar os dois provavelmente teriam caído. Onde estão os tais "FISCAIS DE RUA" de Rib. Bonito, será que ninguém vê essas coisas ou é má vontade mesmo.

Eduardo e Monica disse...

Só para lembrar, em uma reunião que teve sobre segurança pública na sede da Amarribo, um cadeirante aluno da Escola Coronel Pinto Ferraz foi levado para o segundo andar pelos amigos de sala, pois a reunião acontecia no segundo andar.

Utópica decepcionada disse...

Concordo com muitos dos comentários acima: "Não se joga pedras nos vizinhos quando o próprio telhado é de vidro". Acessibilidade para portadores de necessidades especiais é um grande problema aqui nesta cidade, incluindo o prédio da Amarribo, Prefeitura, banco, ônibus circular, escolas... Até pouco tempo atrás nem o Fórum possuia rampa. E dizem que gastaram cerca de 25 mil reias por ela. Imaginem se a Câmara resolve fazer uma rampa ou instalar um elevador? Coitado de quem resolver este problema, vai ser investigado, denunciado, porque provavelmente o valor da acessibilidade vai quase metade dos gastos com os bens permanentes que a Câmara gastou em sua troca de prédio (digo permanentes, porque se um dia ela precisar trocar de sede novamente, ela levará todos os seus móveis, aparelhos, etc, ou estou enganada?).
Precisamos parar de criticar quem tem coragem de fazer, de mudar, de melhorar. Não é porque fizeram um rampa vergonhosa na entrada da Prefeitura, que o responsável está de acordo com a Lei (ali não há acessibilidade!) No prédio da Amarribo a mesma coisa: as reuniões sempre são preparadas no andar superior, se chega uma pessoa sem mobilidade, a reunião será interrompida para se transferir para o andar térreo????
Na minha opinião as coisas tem caminhado ao contrário: ao invés das autoridades e ongs se reunirem para tentar solucionar esses tipos de problemas, com sugestões, pesquisas, debates, assessorias (e isso é muito importante), espera-se que uns poucos tomem a iniciativa de fazerem, para depois serem criticados, denunciados, investigados... isso porque tiveram a coragem de fazer sozinhos!!!
É muito fácil sentar em cima do próprio rabo e criticar o dos outros... Atitudes e ações valem muito mais que as palavras...

Anônimo disse...

Na minha conspção quem tem telhado de vidro,não atire a primeira pedra.luna

Madof disse...

Mas que poderiam ter escolhido outro local térreo, isso poderiam

José Paulo Lucato disse...

Pois bem,
Ontem, dia 22, o suplente de vereador sr. Moacyr Nunes da Silva entregou-me pedido de demissão do cargo de Provedor da Santa Casa, por motivo de que dentro de alguns dias assumirá a cadeira de vereador na vaga do Branco, ora licenciado. Tudo bem, nada contra a sua demissão, uma vez que sua representatividade no legislativo será de grande importância. Acontece que não será fácil de se encontrar alguém que aceite a provedoria da Santa Casa. A partir de segunda feira, eu, na qualidade de presidente da Mesa Administrativa juntamente com o Birela, atual tesoureiro da entidade, sairemos a procura de um novo provedor. Sabemos que a tarefa será árdua, uma vez que talvez nenhum, entre muitos cidadãos competentes, aceite a missão de colaborar com a Santa Casa. Queira Deus que eu esteja enganado, e assim apareçam vários candidatos ao cargo.

Obrigado Ronco pelo espaço, e peço a você com sua influência e prestígio, ajude a encontrar tal candidato.
José Paulo Lucato