sexta-feira, 15 de julho de 2011

Pergunta da área da saúde deixa profissional irritado

Ribeirão Bonito

A convite dos organizadores da 1ª Conferência Municipal da Saúde de Ribeirão Bonito, fui representando a OSCIP AMARRIBO BRASIL, para a programação que se iniciou ontem quinta(14) com a continuidade dos trabalhos nesta sexta(16).

Assisti à abertura dos trabalhos ontem e hoje, retornei à Câmara Municipal, para assistir às palestras programadas. Vou descrever o evento na postagem acima, aqui nesta postagem me reservo o direito a um breve relato do que ocorreu comigo.

Após as duas palestras programadas, três enfermeiras foram chamadas para que apresentassem um relatório dos PSFs dos quais prestam serviços. As três profissionais relataram aos presentes os problemas que as suas unidades apresentam. Diga-se de passagem, com muito profissionalismo e de uma forma muito clara, são elas: Jenifer, Silvia e Luciana.

Um senhor que estava na platéia fez uma pergunta, aliás, esse senhor teve uma participação ativa durante todo o evento. Respondida a pergunta do munícipe, questionei a um dos organizadores se o momento previa a formulação de  perguntas, o que foi respondido positivamente.

Com essa autorização, fiz a minha pergunta da seguinte forma: " A minha pergunta pode causar constrangimento e "saia justa" às três enfermeiras, motivo pelo qual peço que a Secretária da Saúde possa ajudar no meu questionamento. Tenho recebido comentários que médicos estariam faltando com certa frequencia aos PSFs, horários esses, em que deveriam estar à disposição da população. Esse fato é verdadeiro, ou são comentários sem fundamento.

Confesso a vocês amigos, que pelo que ví e ouvi,  a resposta foi unânime,  que realmente as faltas  acontecem com frequencia. Diante desse fato, voltei com a palavra dizendo que então há falhas que devem ser corrigidas, pois dessa forma acaba por prejudicar toda uma estrutura onde estão envolvidos vários outros profissionais da saúde, incluindo-se as próprias enfermeiras.,isso sem contar com  o maior prejudicado, a população.

O palestrante José Luiz Riani Costa, tomou a palavra dizendo que esse é um problema que tem que ser resolvido, mas que não é exclusividade de Ribeirão Bonito, porém deixou claro que há que se achar uma solução para o caso.

Fiquei mais que satisfeito com as respostas, pois previa que durante  os trabalhos em grupos (previsto para à tarde), esse fato voltaria à discussão para uma possível solução. 

Deu-se o intervalo e um médico  que estava presente veio até onde estávamos e censurou a minha pergunta, dizendo  que foi inoportuna e fora do momento para tal. Disse ainda que um médico não pode ser avaliado olhando seu trabalho no relógio. Disse mais, que era uma conferência e que eu não deveria ter assistido ao evento.

Amigos, não sei o por que a pergunta lhe fez tanto mal(ao médico). Respeito o profissional, porém não concordo com a censura ao meu questionamento.  Além do que, como disse, perguntei a um dos organizadores se o momento era propício a peguntas. A liberdade de expressão está garantida por lei a todos os cidadãos, eu não ofendi ninguém, não mencionei nomes, não afirmei, apenas questionei se médicos faltavam ao trabalho em horário que deveriam estar prestando serviço, nada mais que isso.

Não acho justo que que um profissional,  seja ele  de que área for, receber salários dos cofres públicos e  não cumpra o horário pré-determinado. Eu quero deixar claro que não coloquei a questão quanto a avalição do trabalho em si dos profissionais(se é bom ou não). A minha pergunta foi muito objetiva e direta: Médicos faltam com frequencia ao trabalho???

Quero utilizar uma frase de um dos palestrantes desta sexta(15):
" Sou médico, mas não me conformo com médico não cumprindo horário" - José Luiz Riani Costa

9 comentários:

Antonia disse...

Ronco mas não foi este mesmo Sr.Médico que lhe chamou à atenção ?
e falta médico sim porque a população dasavisada ainda insiste em consultar no Pronto Socorro o que está errado,e os médicos ficam sobrecarregados principalmente quando é a D.Helenita que todos gostam muito dela

Anônimo disse...

pq não desconta em dobro do médico?hahahaha,descontos só pra profesores né?indgnado

ANTONIO disse...

RONCO PORQUE VC Ñ PUBLICOU O MEU COMENTARIO?

Anônimo disse...

Concordo com a ANTONIA,mas é que nos usuarios estamos cansados de médicos mal educados,e mais, aqueles que nem se quer põe a mão no paciente,parece que só sabe dar injeção e mais nada,e se tds vão no plantao da LENITA é pq confiamos no seu trabalho.FÃ DA LENITA

Suellen (Dourado) disse...

OO bando de puxa saco, deveriam dar valor a outros medicos também, pois trabalham sobre forte pressão da população, da central que regula as vagas para internação, porque não dar valor a outros médicos? Exemplo: Tania munhoz, Rodrigo Maia, Marcos Baldavira etc... todos estão lá pra atender bem a toda população mas ninguem vê a falta de recursos do ps né. Ruim trabalhar assim, esses profissionais da saúde nao arrumaram o crm no lixo pra trabalharem assim e se o faz, se vem trabalhar na cidade é porque de uma forma querem ajudar a população, fazem por amor ao proximo e amam o que fazem, eu tiro o chapéu para os medicos que atendem no ps de Dourado, Ribeirão Bonito, acho que fazem "milagres" com o pouco recurso que temos.. Injusto apontar apenas uma médica, como se nao ouve se outros... Tive que desabafar aqui Ronco, pois vc sempre posta meus comentários..

Antonia disse...

Pedir desculpas a Dra Helenita ou Lenita .esqueci de colocar o r quando digitei meu comentário.mas uma coisa é certa TODOS GOSTAM MUITO DESSA MOÇA!
Abração Dra!
Antonia

Dra. Elenita disse...

Muito obrigada pelo reconhecimento;Procuro fazer meu trabalho da melhor maneira possível com amor ao proximo e a minha profissão. Abraços, Dra. Elenita Del Rio.

Anônimo disse...

DRa.LENITA E DR.RODRIGO,continue com seu trabalho,dedicação e humildade,o povo agradece esse trabalho,pois precisamos de vcs,abraço...UM PACIENTE

Sonia Borges disse...

O mesmo acontece em Dourado!! Já que vc não pode perguntar o que quer, e nem a população, em uma "conferência" então, marquemos uma reunião com a participação das autoridades e populares, pro povão mesmo, em Rib. e Dourado!!