domingo, 3 de julho de 2011

Kuarup encerra semestre letivo com mostra:" Impactos no Tempo"

 Impressões no tempo: do Século XX aos Nossos Dias

Ribeirão Bonito
O Colégio  kuarup no encerrando do primeiro semestre letivo promoveu no último sábado, uma mostra da evolução dos tempos, avaliando os impactos dos últimos 100 anos. O Projeto levou o nome de “Impressões no tempo: do século XX aos nossos dias”. Com muita criatividade e narrativa própria dos alunos, a Escola Kuarup propôs aos estudantes, desde o 6º ano do fundamental até a 3ª série do Ensino Médio, que pesquisassem e apresentassem temas relacionados, explorando várias linguagens como instalação, performance e dança, dinamizando o conhecimento em situações práticas diversas e interagindo com as comunidades da escola.

Na prática, estudar o ontem em função do hoje levou os jovens estudantes, a uma satisfação  especial. Isso foi demonstrado durante apresentação aos visitantes. A narrativa deixou de ser simplesmente algo decorado passando a ser uma imaginária viagem no tempo.

Leandro da Silva, aluno do 3º ano do Ensino Médio ficou responsável por pesquisar a música e sua cultura. Com fotos e recortes, a apresentação revelou os vários gêneros musicais, cantores, autores e até mesmos os instrumentos da época. Como apaixonado que é pela música sertaneja, Leandro, além de se apresentar com um chapéu de Cowboy, reservou espaço especial em seu painel aos intérpretes do gênero que mais gosta.

Marina Marcato, estudante do 1º Colegial, teve a tarefa de pesquisar as rupas que eram usadas nos anos 60/70 e 80. Marina escolheu o período certo para sua pesquisa. A década de 70 foi uma das mais ricas na história da moda. Até hoje, a época serve como inspiração para os estilistas que acabam trazendo de volta algumas peças. Não faltaram inspiração e conhecimento à Marina para sua pesquisa.

Natália Falconi Periccinoto, aluna do 1º ano do Ensino Médio, escolheu o tema “A Escola”. Normas e costumes em salas de aulas em décadas passadas foram apresentados pela Marina com certo alívio, por ter a certeza que a evolução foi grande e positiva. Ajoelhar ao chão em cima de grãos de milho, palmatória e réguas, eram utilizados como castigo aos alunos desatenciosos e que já fazem  parte do passado.

Isadora Helena da Silva, aluna do Ensino fundamental desenhou o quadro do pintor Pablo Picasso “Guernica” (1931). Sua composição retrata as figuras ao estilo dos frisos dos templos gregos, através de um enquadramento triangular das mesmas. O posicionamento diagonal da cabeça feminina, olhando para a esquerda, remete o observador a dirigir também seu olhar da direita para a esquerda, até o lampião trazido ainda aceso sobre um braço decepado e, finalmente, à representação de uma bomba explodindo.
Esse quadro foi pintado com o objetivo de passar para os que vissem, o que Picasso, estava sentindo, um vazio por dentro de si, um conflito, uma guerra consigo mesmo buscando resposta pra sua vida amorosa, e toda vez que ele via o quadro, pensava consigo mesmo, será que o meu problema é maior que essa guerra, ou tem mais importância para os outros, e naquele momento ele conseguia esquecer. O que para nós demonstra uma grande preocupação por parte do autor do mesmo (Net).

João Pedro Maniere, aluno do 8º ano, foi responsável por pesquisar a vida do jornalista, radialista, e compositor Geraldo Blota. O brilho estava estampado no rosto do jovem João, que ressaltou com muita competência a vida do profissional do rádio e TV, GB. 

Para tanto, uma verdadeira coleção de troféus foram emprestados pela família Blota para que o painel fosse bem apresentado. Roquete Pinto, troféu Gandula, medalhas, quadros como o famoso milésimo gol de Pelé, onde GB foi o primeiro a colher as palavras do rei do futebol em favor das criancinhas do Brasil, foram relatadas pelo João.

Alguns alunos da Escola Kuarup prepararam uma viagem pela dança das últimas décadas. Sete casais se apresentaram mostrando aos visitantes os ritmos e as danças marcantes de maior sucesso. Para tanto, o figurino teria que acompanhar cada gênero musical com a devida troca de roupa da época, além do gingado de cada estilo. Foi o que fizeram com muita harmonia.

Gabriela Pessa, apresentou a evolução nos lares, trazendo à mostra, vários equipamentos e utensílios domésticos. Panelas, frigideiras, descascador de café, foram alguns dos muitos apresentados.


A era do rádio mereceu a atenção de um grupo de alunos. Os anos 50/60 foram representados pela radionovela. Radionovela é uma narrativa sonora, nascida da dramatização do gênero literário novela, produzida e divulgada em rádio. Na era de ouro do rádio, as radionovelas foram fundamentais para que a história do rádio brasileiro se configurasse. Essa dramatização foi apresentada por três alunos os quais alternavam suas falas. Até mesmo o figurino representou a época.

O suposto Silvio Santos, aluno do Kuarup representando o grande comunicador de rário e tv também estava no evento. Até mesmo o sorriso não faltou.(foto ao lado).

2 comentários:

Silvia Manieri disse...

Parabéns aos alunos, professores, coordenadores e direção pelo importante trabalho apresentado.
Realmente, o empenho de todos,tornou a apresentação muito especial.
É muito gratificante ver os alunos envolvidos e motivados a pesquisarem e estudarem sobre temas tão interessantes, e levarem tudo isso, além da sala de aula, dividindo suas descobertas com a comunidade.Parabéns a todos.

Loiza Costa disse...

Veja o que o estimulo dos professores e interesse dos alunos, podem produzir. Mesmo tendo visto só pelo Blog, dá pra perceber o esmero e dedicação. Parabéns a todos !!!!