quarta-feira, 13 de julho de 2011

Dourado realiza 1ª Conferência Municipal de Saúde

 Representando o município, o vice-prefeito João Fantin fez parte da mesa diretora juntamente com o presidente da Câmara, Antonio Aparecido de Oliveira.

 O Departamento Municipal de Saúde de Dourado realizou  a sua 1ª Conferência Municipal da Saúde, ontem terça(12) nas dependências do Departamento de Educação do município.

Com a participação de aproximadamente 60 pessoas, entre elas, muitos profissionais da área da saúde, a Diretora Municipal de Saúde Nilvia Maria Munhoz abriu os trabalhos agradecendo a presença de todos, fazendo um breve relato dos números da área médica na cidade, com o auxílio de data show.

O palestrante convidado foi o Dr. Arthur Goderico Forgheiere Pereira(foto), professor da USP de São Carlos, que pautou sua apresentação explanando os gargalos do Sistema Único de Saúde e como saber usá-lo com as devidas prioridades.
 Arthur incentivou os profissionais da saúde a trabalharem em grupo e unidos para que o atendimento médico seja o melhor possível.
Vários munícipes se inscreveram para o cargo de delegado municipal da saúde, onde no final da noite, foram empossados os mais votados. Os escolhidos deverão representar o município na Conferência Estadual.
Profissionais da área da saúde e moradores da cidade participaram do evento

A saber: Conferências municipais de saúde
Reúnem, de forma ampla, usuários, trabalhadores, prestadores e gestores do SUS, para discutir e refletir sobre as condições de saúde da população e a gestão do SUS, expressando posições e votando questões orientadoras do sistema. Os municípios devem manter em funcionamento um conselho municipal de Saúde e realizar as conferências municipais de saúde, que possuem o papel preponderante de avaliar a situação da Saúde e propor diretrizes para a formulação das políticas locais de Saúde. Seguindo a orientação descentralizadora do SUS, são de suma importância, por estarem mais próximas do usuário do serviço de saúde
Fonte: MS

2 comentários:

LCTONCE disse...

Parece, haver uma luz no fim do tunel para saúde de Dourado, pelo que vimos falaram se muito em numeros de investimento dos anos anteriores dos gargalos e como melhorar tudo isso .,
Agora fica a breve pergunta e a longa espectativa, e o hospital da cidade , pois todos os veios da saúde parece estar funcionando , agora o coração da saúde que no caso é o hospital continua sem solução,eu ja me atecipo para aqueles que for, me ter o pau em meu comentario é so analizar a saúde da cidade e dizer se vc estiver infartando em dourado teria socorro hospitalar adequado para que sua vida fosse preservada ?????????????

Sonia Borges disse...

Infelizmente um problema pessoal não permitiu que eu fosse a tão importante reunião, já é um passo para esclarecer-nos. Mas, mesmo com esta iniciativa, devemos continuar pensando em outra reunião, onde os populares sintam-se mais a vontade em falar e perguntar, como foi a reunião sobre o convênio com a PM.