sexta-feira, 15 de julho de 2011

1ª Conferência Municipal de Saúde prossegue em Ribeirão Bonito

Mais um dia de trabalho nas dependências da Câmara Municipal, gentilmente cedida pelo presidente do Legislativo Eduardo Antonio Doimo(PT).

Público lota as dependências da Câmara


Nesta sexta (15), as duas palestras programadas foram realizadas por profissionais da saúde. A primeira delas pelo Dr. José Luiz Riani Costa(foto), professor da UNESP de Rio Claro e ex-secretário da saúde do município, que pôde passar aos presentes uma noção de como funciona a saúde e mais precisamente o SUS no Brasil. Riani Costa descreveu a saúde ao longo dos anos, os acertos e os erros.

Riani Costa,  falou com muita propriedade, a função da previdência, a saúde como um todo e a assistência social. Esta última,  defendeu veementemente as ações do governo nesse campo. Enfatizou a obrigatoriedade do acesso à saúde para todos, dizendo da importância de ser instalado centro de atendimento médico sempre próximo a cada comunidade.

Riani apesar de médico, disparou um comentário: “Sou médico, mas não me conformo com médico não cumprindo horário. Vamos fazer a nossa parte, vamos cumprir horário”. Riani  acha que o profissional tem que estar comprometido com o seu trabalho.

Na seqüência, a próxima palestrante a se apresentar foi Ana Maria Tucci Gammaro Baldavira Ferreira(foto), Mestre e Doutora em Saúde Pública da Universidade de São Paulo e professora da UNIARA

. A palavra chave durante a palestra da Ana foi “Acolhimento”. Como o profissional deve acolher os pacientes e de que forma tratá-los procurando sempre o diálogo na busca do entendimento dos problemas que os afetam.  A palestrante insistiu muito na forma como o profissional deve abordar àqueles que procuram a área da saúde e de que maneira atendê-los.

“Todos são responsáveis pelo acolhimento dentro da cadeia, para o bom atendimento”, disse Ana Maria, que ressaltou a importância de fazer a população conhecer os profissionais que os atendem.

Relatório das Enfermeiras

Janifer, Silvia e Luciana

Enfermeiras dos PSFs, foram chamadas para que relatassem os problemas encontrados em cada unidade. Três enfermeiras: Janifer, Silvia e Luciana, de forma muito clara, passaram aos presentes as principais queixas dos usuários do sistema.

Na parte da tarde, grupos de trabalho serão formados para discutirem problemas e possíveis soluções. Antes do término da conferência, 8 delegados serão eleitos entre os presentes, para que possam representar a Saúde junto a Regional.

6 comentários:

Marta disse...

Parabéns aos organizadores

De Ribeirão disse...

Eu asisti Às duas palestras, gostei da apresentação. Poderia sr realizado + do tipo

RB disse...

Oi Ronco, estive presente na conferênncia,e alias, gostaria de parabenizar os organizadores. Porém senti falta da presença dos representantes do povo e também usuários do SUS, que poderiam estar, contribuindo na elaboração das prospostas de forma bem aproveitável,ouseja os SRs.vereadors do município, como fez o Sr. José Baldan, que no período da tarde.

Patrícia Malvinas disse...

Parbéns atodos que organizaram o evento, em especial ao Dr. Marcos e sua espossa que trabalharam duro para que fosse tudo certinho

Marlene disse...

O doutor Marcos Baldavira é 10!

Sergio Ronco disse...

Mais uma vez, muitos comentários estão chegando da forma anônima, o que não é permitido. Esses comentários vão direto para a caixa SPAM
Ronco