quarta-feira, 8 de junho de 2011

Corrupção: as duas faces de uma mesma moeda


Diz o dicionário : Corromper é o ato de tornar algo podre, de adulterar as características originais de algo ou alguém. Corrupto é aquele que é comprado, que usa as circunstâncias e a benevolência do corruptor para o proveito próprio. 

A corrupção tem dois sujeitos: o ativo e o passivo. Quem oferece vantagens e quem abre os braços ou os bolsos para recebê-la. A sociedade tem que repudiar, alijar da vida pública qualquer elemento sobre o qual pese a certeza ou a dúvida de um comportamento duvidoso. A corrupção parece uma espécie de síndrome como a cleptomania. 

O corrupto jamais se satisfaz, seu espírito é insaciável, seu apego aos bens materiais priva-lhe de todos os escrúpulos. A corrupção é uma forma de compulsão, o corrupto sempre quer mais. Pouco importa os danos gerados pelos seus atos à sociedade. 

O corrupto jamais se dá por vencido, é veemente ao negar as falcatruas, mesmo com provas evidentes. É ardiloso, mentiroso, hábil em despejar a culpa sobre os outros. É loquaz em seu discurso,  buscando meios para convencer os incautos a elevá-lo à posição em que possa satisfazer seu instinto doentio da renda fácil. Sempre na defensiva, usa todas as armas para atacar e calar seus denunciantes. Até a justiça é usada e abusada para este triste fim.

Quando denunciado, cobrado por seus atos, o corrupto se diz difamado, injuriado, caluniado, atacado em sua honra. Esquece o corrupto,  que para falar em honra, para defendê-la antes precisaria possuí-la. Estamos em ano eleitoral e muito se sabe sobre a vida e obra de alguns fanáticos pelo poder e pelo dinheiro. Cabe ao eleitor separar o corrupto da vida pública,  que é o trampolim de seu status e fonte inesgotável de enriquecimento. Corrupto e corruptor, irmãos siameses, farão o impossível pelos seus objetivos. Que abra bem os olhos o eleitor para não mergulhar ainda mais na pobrezae oferecer ao corrupto o deleite da não merecida riqueza.

Baby Soares
Jornal Agosto/2004

Um comentário:

Kika disse...

Então, estamos aguardando ate o presente momento as notícias verdadeiras sobre o sequestro na coperativa coparibo. Ou tem gente que não merece ser enquadrado em B.O? O blog está protegendo quem?