terça-feira, 10 de maio de 2011

Reunião do CONSEG em Guarapiranga termina com compromissos de resultados por parte da PM

A reunião do CONSEG do Distrito de Guarapiranga em Ribeirão Bonito esteve agitada e com promessas de melhorias para a localidade.

Fizeram parte da mesa diretora, a Presidente do CONSEG Maria José Prior, o Coronel da PM Jackson Justus, O tenente da PM Gonzalez, Antonio Carlos Verzola da Polícia Civil representando o delegado titular Marco Aurélio, o Presidente da AMAG Marcelo Lollato e o secretário Jair Bordinhon.

Após o agradecimento da presidente Maria José Prior pela presença das 25 pessoas que la estavam, o Coronel Jakson Justus do 38º Batalhão da PM, tomou a palavra para orientar a população quanto à prevençao que deve ser feita na segurança de maneira geral. As drogas foram temas que demandou mais tempo por parte do policial militar que deu boas dicas aos pais no acompanhamento de seus filhos.

Alguns números foram apresentados por Justus nessa reunião. De acordo com o militar, o número de homicíos no Estado que era 47 homicíos para cada 100  habitantes(em 1999), caiu drasticamenta para 10 homicídios a cada 100 mil(em 2011). Esse foi um grande avanço para a PM que trabalhou prioritariamente nesse sentido conseguindo derrubar esse tipo de crime, disse o PM.  Por outo lado as drogas preocupam as autoridade que teve considerável aumento, porém que estão trabalhando no sentido de derrubar os números preocupantes.

De acordo com o Coronel Justos, a PM estará formando até dezembro de 2011, mais 6.500 policiais, pois a demanda é forte com a necessidade de novas contratações. Cerca de 3 mil homens deixam a PM anualmente, alguns por morte, outros por baixa, outros por doenças. "A reposição é complicada, porém neste ano iremos ter um número consideral de PMs a serviço do Estado, disse Justos.

Desses 6.500 homens, ao menos 70 deles deverão ser preparados no Batalhão da PM de São Carlos, para conhecerem as particularidades da região que compreende 7 municípios.

A  arma de fogo 0.40mm que equipa todos os PMs foi apresenta na reunião. "  O uso dessa arma, é em último caso, os PMs estão muito bem preparados para isso. O objetivo principal é não ´matar e sim evitar mortes. Se chegar ao confronto estaremos preparados, disse o Coronel Justus.
AMAG Cobra PM

O Presidente da AMAG - Associação dos Moradores de Guarapiranga, através de  seu representante Marcelo Lollato, com direito a palavra, foi duro em suas cobranças tanto no âmbito da segurança pública quanto em outros assuntos envolvendo o Poder Púbico. Para Lolatto não há mais o que ser cobrado da PM para que coloque  no Distrito uma base militar com um PM durante o dia todo. "Guarapiranga está literalmentre ilhada e desasistida. Lollato disse que o Distrito está perdido de usuários e até traficantes de droga. " se enviarem 7 viaturas, elas voltarão a Ribeirão lotadas com pessoas envolvidas com drogas.
Outro  morador foi além, disse que  se colocar um caminhao na praça em finais de semana volta lotado de armas".

Lollato chegou a colocar o seu cargo à disposição na ONG se não tivesse um comprometimento da PM em resolver a questão. "Apesar dos avanço no Distritos em termos de pavimentação etc, a segurança não caminhou como deveria",disse Lollato.

Tomando novamenta a palavra, o Coronel Jackson Justus se comprometeu até o mes de setembro em colocar um PM no Distrito. Para tanto necessita da ajuda da população para que auxilie na procura de um PM que queira morar no Distrito com a família. Nesse momento foi muito palaudido pelos presentes.

Outro assunto foi quanto a falta de sinalização nas ruas do Distrito. Iniciou-se um movimento de cobrança ao chefe do executivo com ofícios e manifestações. O Blog do Roco no momento entrou em contato com o Prefeito Pulo Veiga que se comprometeu a resover essa questão da sinalização no local. Para tanto o Prefeito deverá se encaminhar ao Distrito para ouvir da AMAG as solicitações.


Para o Coronel Jackson Justus, a reunião no Distrito de Guarapiranga foi muito boa, apenas não superando a que foi realizada na cidade de Dourado em abril de 2011, com a presença de cerca de 200 pessoas. 


As representantes da Amarribo, Sandra Pessa e Waldete Ferreira acompanharam a reunião.

9 comentários:

Morador de Guarapiranga disse...

Ronco, parabéns pela reportagem e espero ter resultado com esta reunião, por motivos de saude não estive presente a reunião, mas fica meu agradecimento a todas as pessoas do CONSEG e da AMAG por estarem realizando este trabalho junto a comunidade que a muito tempe esta esquecido.

Um trabalhador disse...

SERÁ MUITO DIFÍCIL ACHAR ALGUM PM INTERESSADO EM TRABALHAR 24 HORAS POR DIA, 7 DIAS DA SEMANA, 30 DIAS POR MÊS E SEM DESCANÇO!!!!! POR QUE É ISSO QUE VAI ACONTECER SE FOR TRABALHAR EM GUARAPIRANGA, IRÁ MORAR COM A ESPOSA E FILHOS, SUA CASA SERVIRÁ DE BASE DA PM. ACHO IMPOSSÍVEL.... VAMOS ESPERAR PRA VER O QUE ACONTECE....

THOR disse...

sera q um policial vai dar certo ai em guarapiranga um policial trabalhar sozinho vcs estao de brincadeira... este polikcial que supostamente va trabalhar ai tem familia... e outra coisa se esta faltando policiais em ribeirao bonito sera que vai ser disponibilizado um policial pra guarapiranga.???????

Luciana disse...

Apesar dos problemas mencionados acima, a reunião e a procura de soluções para os problemas já são coisas MUITO BOAS!

É preciso insistir! Não se pode desistir diante da 1ª dificuldade. Além disso, há o comprometimento do Coronel e a boa vontade das pessoas em colaborar.

Com certeza, boas idéias vão surgir p/ melhorar a segurança da população de Guarapiranga.

Morador de Guarapiranga disse...

Ronco, não falaram na reunião mas na verdade já temos um PM que mora em Guarapiranga e que trabalha em Rib. Bonito, mas será que o mesmo vai aceitar ? Acho que isso não sai do papel ...

Maria José Prior disse...

Ronco, a Sandra Pessa é membro do Conseg. Quanto ao comentarioa da moradora de Guarapiranga, dizendo que não foi dito, mas tem um policial que reside la no Distrito, ela não foi a reunião, porque foi mencionado o PM que mora no Distrito e trabalha aqui em Ribeirão Bonito, e que ele não quer o compromisso de ficar lá no Distrito como PM só de lá. Acho que é necessário confiar na palavra do Cel Jackson, que prontamente aceitou o convite do Conseg para participar da reunião. Ele já foi ciente do pleito do Distrito, porque eu mesma convrsei com ele e falei do desejo dos moradores de Guarapiranga. Eu acho que o Cel vai cumprir a parte dele, e os moradores precisam também cumprir a parte que foi encumbida para eles que é arrumar uma casa boa com agua, luz e telefone. Tenho certeza, que todos os envolvidos irão cumprir o prometido. Assim todos nossos ficaremos felizes. Obrigado Ronco pela cobertura da Reunião.

Maria José Prior

Morador de Guarapiranga disse...

Maria, realmente não fui na reunião e me expressei erradamente, ontem conversando com alguns conhecidos me explicaram o procedimento correto para que tenha um policial na cidade, na verdade são varios fatores no qual relaciona tbm a familia do PM. Conforme foi dito na reunião temos que auxiliar nesta procura do PM e de uma casa para moradia ... Todos juntos vamos conseguir essa vitória !!!

Ronco, obrigado pelo espaço no Blog para podermos resolver este "problema" e fazer com que Guarapiranga seja um ótimo lugar para se viver.

DJANGO disse...

E BRINCADEIRA O POVO SO SE PREOCUPA COM SI MESMO....NINGUEM SE PREOCUPA COM A SEGURANÇA DO POLICIAL A SEGURANÇA DA FAMILIA DO POLICIAL ... TODOS ACHAM QUE E SO COLOCAR UM POLICIAL MILITAR AQIO EM GUARAPIRANGA Q VAI RESOLVER OS PROBLEMAS DA POPULAÇÃO... EU CONCORDO COM O DEPOIMENTO DO ( UM TRABALHADOR ) E A VIDA SOCIAL DESTE POLICIAL QUE ESTARA DE PLANTÃO 24 HORAS POR DIA 07 DIAS DA SEMANA...GUARAPIRANGA NAO PRECISA DE POLICIAL MILITAR ATE DESATIVARAM A SEDE DO GRUPAMENTO POLICIAL Q EXISTIA AQUI EM GUARAPIRANGA...SERA Q ESTE POLICIAL VAI COLOCAR A SEGURANÇA DE SUA FAMILIA EM RISCO PARA PROTEJER A FAMILIAS QUE ESTAO PEDINDO ( UM ) POLICIAL MILITAR ) ...POPULAÇÃO DE GUARAPIRANGAPENSEM UM POUCO )E NA MINHA OPINIÃO O CORONEL JACKSON NAO FARA ISSO COM ESSE POLICIAL.

Renato disse...

Conforme acordado na Reunião do CONSEG,o Comando do 38º BPM/I, não mediu esforços e após consultar o efetivo do Batalhão, tivemos a grata satisfação de termos um Policial Militar voluntário para trabalhar em Guarapiranga.
Acreditando no trabalho e empenho dos moradores de Guarapiranga, muito bem representados pela AMAG, aguardamos as providências necessárias para a instalação da Base Distrital da Policia Militar, que servirá também de moradia para o Policial Militar e sua Familia.
Nos próximos dias estaremos nos reunindo ( Polícia Militar e moradores de Guarapiranga ( AMAG )), para tentarmos viabilizar o mais breve possível esse merecido desejo dos moradores desse distrito.

Estamos sempre à disposição.

1º Tenente Renato GONZALEZ - Cmt Int da 2ª Cia - Ribeirão Bonito