Sergio Ronco
Da RedaçãoRibeirão Bonito vem sofrendo um processo de esvaziamento em seu pólo industrial e de serviços. Várias fábricas se foram e as que restam passam por dificuldades; o mesmo acontece com o setor de serviços.
Os administradores parecem ainda não ter acordado para o problema grave e que vem se acentuando e, o pior, sem a perspectiva de que essa situação possa ser revertida. É impossível haver interesse por parte de empresários em se instalar na cidade nas atuais circunstâncias, pois aspectos importantes são analisados antes de uma empresa decidir investir em um local, tais como: um bom sistema de saúde, rede de ensino eficiente, escolas técnicas, hotéis, boa localização e acesso, além, é claro, dos incentivos fiscais que toda cidade oferece para que novos empregos sejam criados pelo futuro empreendedor.
Um aspecto que também dificulta a vinda de empresas a Ribeirão Bonito é o fato do município estar localizado perto de grandes centros como São Carlos, Araraquara e Jaú onde a infra-estrutura necessária já se encontra instalada. Ribeirão Bonito acaba de perder uma das poucas indústrias que insistia em continuar suas atividades na cidade, a Cobrasper que emprega 20 funcionários. Está de mudança para a vizinha São Carlos.
Soma-se a tantas outras que fecharam suas portas por motivos diversos como a Manaus Agro Industrial, Búfalo Borrachas, Fábrica de farinha mandioca Passarelli e também o desaquecimento brusco no setor da pecuária leiteira, tingindo diretamente as atividades da Cooperativa de Laticínios de São Carlos que tem um posto de serviço em Ribeirão Bonito.
Com o acentuado aumento da área de plantio da cana de açúcar no nosso município, esta atividade agrícola passou a ser a principal fonte empregadora onde a maior parte dos trabalhadores braçais são migrantes vindos do norte e nordeste, recebendo por esse serviço salários baixos e, em conseqüência disso, deixam muito pouco dessa renda no comércio local.
Há tempos que ouvimos falar que a solução para o município teria que passar obrigatoriamente pela exploração do turismo, porém os administradores nunca deram muita atenção ao assunto. A cidade não oferece aos jovens a mínima oportunidade de trabalho, com isso, a única opção para eles é arrumar as malas e deixar a cidade e o convívio dos seus familiares.
Ribeirão Bonito vem mostrando nas últimas administrações uma verdadeira apatia e falta de liderança política, sem contarmos com o desastre político por que passamos recentemente. Se continuarmos com essa política mesquinha de favorecimento pessoal, sem projetos ambiciosos, sem que haja a participação dos diversos segmentos da sociedade na discussão da reconstrução da cidade, com certeza, cada vez mais estaremos nos distanciando de assistirmos ao espetáculo do crescimento.
8 comentários:
Muitas promessas e pouquíssimas ações, tem prejudicado e muito a nossa cidade. Quem não se lembra da tal fábrica de zíperes que seria instalada por aqui? E a tal empresa que fabricaria cartões de crédito? E o Teleférico que impulsionaria o turismo? E a empresa que se instalaria nas antigas dependências da Manaus? Não há projeto. Não há planejamento. O que se faz e sempre se fez foi correr com os assuntos do dia a dia e nada mais. Vamos e venhamos, quem merece destaque na administração da cidade nos últimos 20 anos?
Não vamos nem entrar no mérito de honestidade, pois é obrigação de todos. Ribeirão Bonito, parou! Parou por que? Parou por que não há administradores com visão suficiente para enxergar o futuro da cidade. Nos últimos 20 anos, quais as empresas que se instalaram na cidade? A própria matéria diz que que perdemos e muito. O que os jovens fazem por aqui? NADA, né? Ainda se funcionassem como deveriam: hospital, Pronto Socorro, Escolas, Segurança etc e tal...mas nem isso é do contento da população. Estamos feios na fotografia....
jorge diz:
Temos que dar oportunidade aos jovens, todos falavam dos politicos antigos, mas na atual administração, a prefeitura parece um guarda-roupas e previdencia social, cheio de cabide de empregos e aposentados, vamos inovar para melhor.
Quando se fala em emprego e e chance de trabalho para nossos jovens de RB espero q os q tiveram oportunidade na Industria Da Serra , mesmo q o salario n seja o tanto desejado q saibam valorizar de principio a oportunidade q tiveram pq muitos desejaram e n conseguiram.É uma oportunidade de 3 turnos com transporte,refeição,roupas , calçados e uma Cesta basica por conta da empresa, q n venham a desistir do trabalho por qualquer motivo fazendo nós Riberãobonitense sofrer decepção .
Zé da Roça .
TUDO ISSO NÃO PASSA DE PROMESSAS DE CAMPANHA,E COMO SEMPRE O POVO USA COMO SE FOSSE UM TAPA OLHO E VOTAM NAS MESMAS PESSOAS QUE TEM AS MESMAS PROMESSAS.
UM POVINHO QUE FICA FAZENDO LOBE DE CERTOS INDIVÍDUOS QUE NÃO PASSAM DE VERDADEIROS OPORTUNISTAS.
ZÍPERES, FACULDADE, ENTIDADES POVO FALSO DE PROMESSAS FALSAS, ENQUANTO ISSO PERDEMOS JOVENS PARA AS DROGAS, TALENTOS PARA OUTRAS CIDADES E, COMO SEMPRE, NINGUÉM FAZ NADA, ALGUNS TENTAM, MAS COM O RABO PRESO SÃO TÃO CULPADOS QUANTO NOSSOS ADMINISTRADORES E OPORTUNISTAS DE PLANTÃO.
Esse é um problema que não afeta apenas Ribeirão Bonito. A maior parte das cidades de mesmo porte passam pelo mesmo problema.
Enquanto isso, as cidades grandes explodem: a população cresce descontroladamente, não há infra-estrutura suficiente, nem moradias, nem saúde, nem educação etc etc...
Isso é um problema de todo mundo: da população, da prefeitura, do estado e do governo federal. O que fazem os governantes a respeito?
E parabéns pelo post, por tocar no assunto e nos levar a refletir sobre isso.
Ronco, o assunto é muito bom e oportuno. A cidade toda gostaria de ver ações positivas acontecendo. Existem oportunidades com certeza, mas precisamos de dedicação de quem tem uma boa parte desta responsabilidade para com a comunidade, ou seja, nossos representantes da classe política. A escolha em eleições é a nossa maior responsabilidade e devemos enxergar como se fosse um investimento num plantio de sementes. Uma má escolha nos obriga a uma colheita com poucos ou nenhum fruto no futuro.
dudu
Gente, vamos parar de denegrir a nossa cidade. Será que só tem coisa ruim aí? Vocês não conseguem enxergar nada de positivo? Gente, qual o interesse atrás dessa campanha difamatória de Ribeirão Bonito? Quem ganha com isso? Mesmo de longe vejo avanços. Pensem bem.
Tem razão o Zito (14,38hs.). Ribeirão Bonityo não está tão mal assim. Tem três agências bancárias; uma Santa Casa que está causando inveja a toda a região pela organização, equipamentos e praticamente sem dívidas; sede de comarca que abriga quatro municipios (incluindo Ribeirão Bonito) e um distrito; uma OAB que conta com cerca de oitenta advogados filiados; uma renda per-capta invejável, pois é só ir a São Carlos ou Araraquara que tem gente de Ribeirão consumindo; uma ONG (Amarribo) que já conta com projeção internacional. É claro que falta ainda muita coisa (principalmente industrias para gerar empregos)e o turismo que está a passos de tartaruga. Quem sabe nas próximas eleições podemos eleger políticos que possam aprimorar o desenvolvmente de nossa querida cidade.
Postar um comentário