No dia 6 de maio último, recebi da Prefeitura de Dourado uma NOTIFICAÇÃO para que procedesse a limpeza de um terreno de minha propriedade, no prazo de 30 dias a contar do recebimento da mesma. Logo abaixo da notificação, está mencionado que, caso já tenha efetuado a limpeza, favor desconsiderar a notificação.
Aos fatos:
1 - Efetuei a limpeza do referido terreno no início de abril com roçadeira costal e eu mesmo retirei todo o mato em condução própria, para que não ficasse amontoado na rua(confesso que não sei se a prefeitura tem serviço de coleta desse "lixo").
2- Após alguns dias ao começar o início da nova brotação de ervas daninhas, apliquei um produto registrado no Ministério da Saúde(fitosanitário) para combater e matar os brotos que estavam nascendo.
3 - Estranhei o fato de ter recebido a tal NOTIFICAÇÃO, mesmo assim fui até o local e na minha concepção o terreno estava limpo.
4 - Em vista disso, enviei um e-mail que está grafado na notificação recebida(vigilanciasanitaria@dourado.sp.gov.br), relatando que o meu terreno encontrava-se limpo, mas estaria à disposição caso avaliassem que haveria necessidade de nova limpeza(confesso que não havia mais nada a limpar, mas em respeito à prefeitura...).
5 - Como passados 10 dias sem que recebesse a devida resposta, eu cobrei através do Blog(Coluna do Raonco) se o e-mail funcionava ou não(a postagem foi no dia 14 de maio).
6- No dia 16 de maio eis que recebo a resposta do e-mail que segue abaixo:
Por solicitação e respeito ao pedido da emitente da carta(funcionária pública), na qual consta a resposta do Órgão Público de Dourado com o devido e-mail público (vigilânciasanitaria@dourado.sp.gov.br), retiramos a sua resposta. Lembrando que o e-mail por ser de órgão público, não requer sigilo.
Vejo que qualquer informação prestada pela atual administração pública, é de interesse da comunidade. A falta dela, não contribui em nada para a melhoria da cidade.
O Jurista Dr. Luiz Fauvel, advogado da AMARRIBO e do Blog do Ronco, acaba de nos dar o seguinte parecer: O e-mail vindo de um Órgão Público é de competência oficial, até porque é assinado por uma funcionária pública(remetente). Havendo informação jornalística, pode ser divulgado pela imprensa, pois trata-se de documento público, haja vista que o e-mail partiu do próprio órgão público e não particular(vigilanciasanitaria@dourado.sp.gov.br). O Blog do Ronco é órgão de imprensa cuja mantenedora é a AMARRIBO. Não há segredos em comunicação pública, a não ser que a justiça declare o chamado "segredo de justiça".Vejo que qualquer informação prestada pela atual administração pública, é de interesse da comunidade. A falta dela, não contribui em nada para a melhoria da cidade.
Repito: por respeito ao pedido da Funcionária Pública, tiramos a sua resposta do blog porém, não concordamos da forma que a atual administração NOTIFICA os contribuintes com relação a Limpeza de Terrenos.
Que fique Claro: Continuo achando que a forma pela qual a atual administração está NOTIFICANDO os proprietários de terrenos em Dourado para que os mesmo façam a devida limpeza está equivocada. O exemplo que cito é o fato do proprietário ter realizado a devida limpeza e, após essa limpeza, receber NOTIFICAÇÃO. A dúvida permanecerá com o proprietário, se a limpeza que efetuou está ou não de acordo com o exigido, mesmo estando citado que caso tenha efetuado a limpeza desconsiderar a Notificação. Essa dúvida permanecerá, mesmo porque envolve multa de R$ 200,00. Nada mais justo que FISCALIZAR os que estão de forma irregular e só a eles enviar a NOTIFICAÇÃO.
Continuando eu pergunto:
1- Se o email que enviei não é para o setor responsável, porque na carta NOTIFICAÇÃO consta esse endereço? Não seria justo que colocassem o endereço correto?
2 - No mínimo é estranho receber NOTIFICAÇÃO de forma a atingir todos os proprietários de terrenos para que executem a tal limpeza. Não seria mais fácil fiscalizar os terrenos que estão sujos e dessa forma notificá-los? Uma coisa é receber um comunicado geral com as regras e Leis vigêntes, outra receber uma NOTIFICAÇÃO. O contribuinte dessa forma, fica sem saber se o serviço que executou ficou a contento da administração pública, ou se nova limpeza se faz necessária, pois na NOTIFICAÇÂO fala em multa de R$ 200,00 para quem não executar os serviços.
Essa forma de Notificação me lembra uma história de um comerciante que não lembrava a quem tinha vendido uma panela. Com a confusão mental, pediu ao funcionário que marcasse uma panela a todos os seus clientes, os que reclamavam eram excluídos da lista.
Com todo o respeito às Leis em vigência, continuarei a acatar as determinações adivindas da Administração Pública de Dourado, apenas não concordei com a forma. Aproveito para agradecer a resposta ao meu e-mail, mesmo que tardia, da senhora Christiane Jorge
19 comentários:
boa noite sergio,é muito triste ver uma cidade com tantos problemas sérios ficarem apegados em coisas que nao tem tanta importancia que deveriam ser tratadas de forma mais simplificada como vc mesmo sitou,em mandar notificaçoes para os que realmente merecem,por que nao comecem economizar papeis e comecem a ajudar instituições que realmente necessitam como é o caso do nosso pobre hospital,já sei o hospital nao é propriedade municipal seria a resposta,muito facil de ser respondida,não?
Sabe Ronco,estive lendo esta matéria,e pude perceber que no e-mail que lhe foi enviado pelo departamento de controle de vetores consta um número de telefone,o 3345-1159.Gostaria de comentar aqui ,que este referido número,sempre foi do Centro de Saúde,que ao meu ver,me corrija se eu estiver errada,não tem nada com o departamento de controle de vetores.Então,eu pergunto,qual foi a intenção da administração em "destinar " o número de telefone tão conhecido pelos usuários do Centro de Saúde a um departamento que ninguém conhece.Tenho a impressão que a intenção foi de deixar o povo no escuro... Pois pelo que eu saiba,ninguem divulgou o novo telefone do centro de saúde...Ronco ,como cidadã Douradense,me sinto envengonhada por esse tipo de erro.Sinto que O EX VICE PREFEITO ,SR. GINO TORREZAN,ESTÁ FAZENDO MUITA FALTA,PARA O SEGUNDO MANDATO DO SR.EDMUR BUZZÁ...
A Lei não deveria nem existir, deveria sim existir educação por parte dos proprietários no intuito de respeitar os demais cidadãos, enquanto não houver educação, respeito pela pátria e pela família o poder executivo vai gastar o nosso dinheiro com toda essa burocracia, tentando tapar o sol com a peneira. Nós é que devemos nos conscientizar e mudarmos o rumo desta história. A mudança começa pelo povo. É facil cobrarmos o governo, enquanto sentados a espera de solução.
Não existem em Dourado terrenos mais sujos do que os da Prefeitura Municipal. É só ver os da rua Vicente Lozano e na continuação da mesma o mato está enerme.
Nunca ví tanto relaxo.
Contribuinte
Alex parabens.
Este foi o melhor comentario ja lido neste blog, q geralmente só da um "ctrl + c e ctrl + v" nas noticias da internet e jornais.
Pq quando escreve a sua maneira escreve errado.
1º - ...é o fato do proprietário ter realizado a devida limpeza e, após essa limpesa receber NOTIFICAÇÃO...
...pública, ou se nova limpesa se faz necessária...
LIMPEZA - é com Z Sr Ronco.
2º - ...as regras e Leis vigêntes, outra receber...
VIGENTES - Não existe esta acentuação.
3º - ...a acatar as determinações adivindas da Administração...
ADVINDAS - Sr Ronco.
4º - (domofitosanitário)
DOMO FITOSSANITÁRIO, Sr Ronco
Espero q o meu comentario seja publicado como forma de reconhecimento de seus erros de escrita.
Obrigado pela atenção.
Att.
Toninho da fabrica.
A verdade é uma só, a Lei deveria servir para todos, inclusive para a prefeitura. Eu pergunto: será que as áreas pertecentes ao municipio são devidamente limpas? Quem manda notificação para a prefeitura?
Caro Toninho da Fábrica,
agradeço a sua atenção. Seria ótimo que todos os textos passassem por revisão como ocorrem em grandes jornais, porém mesmo assim os erros acontecem na chamada grande imprensa. No caso do Blog do Ronco, o tempo é limitado, pois sou voluntário. Até gostaria de me dedicar mais a este espaço, mas no momento não posso. Um revisor de textos seria o ideal, quem sabe chegaremos lá. Não tenho o menor problema em reconhecer os meus erros, sejam quais forem. Não sei se você tem conhecimento, mas existe a profissão de revisor de textos, na chamada Grande Imprensa. Quem escreve jamais pode corrigir o que escreveu, pelo simples fato de passar por cima dos erros escritos.
Gostaria que o problema dessa postagem(notícia blogada) fosse somente erros de digitação, mas infelizmente não é.
Obrigado pela sua postagem
Ronco
Tem gente que podia carpir os terrenos da prefeitura. Seria útil uma vez na vida.
Contribuinte
Parabéns aos nossos amigos Alex e Toninho da Fábrica, pelos bons comentários.
Concordo com o Sr. Toninho da Fábrica acho que palavras que são expostas ao público devem no mínimo,passarem por uma minuciosa revisão!
Por Favor não vamos assasinar a nossa Língua Portuguesa, Sr. Ronco.
Bom, pelo texto em questão acho que em primeiro lugar o Sr. Ronco não deveria tratar de assuntos de cunho pessoal em seu Blog, que se entitula como " Notícias de Ribeirão Bonito e Região", assim subentende-se que são noticías de nossa região e não de assuntos pessoais.
Gostaria também de dizer que concordo com a senhora funcionária pública pela solicitação, da retirada de seu e-mail do blog.
Sr. Ronco assuntos particulares devem ser tratados como tal, não concorda?
No texto o Sr. cita:
"Havendo informação jornalística, pode ser divulgado pela imprensa pois trata-se de documento público, haja vista que o e-mail partiu do próprio órgão público e não particular"
Qual seria a informação jornalista do e-mail? Pois pelo que vi, logo de manhã antes de ser retirado,e repito com razão do solicitante,o e-mail não continha nenhuma informação jornalistica, e sim uma explicação para o seu questionamento.
Acho que devemos ponderar melhor as informações, que são postadas neste Blog, Sr. Ronco.
Espero também que o meu comentário seja postado em seu Blog. Pois nem todos jogam confetes.
Att.
Maria Adelaide
Senhora Maria Adelaide,
O meu caso é simplesmente um exemplo e que deve acontecer com todos os contribuintes, haja vista que a resposta é afirmativa que a NOTIFICAÇÃO é enviada para todos os proprietários de terrenos da mesma forma. O descrito na postagem não veio através de fonte de informação e sim ocorrido comigo, com carta registrada através do correio com o timbre da Prefeitura Municipal. Nesse caso tenho maior liberdade em descrever o fato. A postagem é uma notícia que vem ocorrendo em Dourado, ou não é? Entendo que se trata sim de uma uma informação jornalística de interesse para muitos. Os e-mails em questão são: da Vigilância Sanitária e do Blog do Ronco(sergioronco@uol.com.br). Eu não tenho nenhuma tratativa de cunho particular com a Vigilância Sanitária de Dourado. A postagem foi um fato ocorrido com um cidadão comerciante de Dourado pagador de seus impostos e proprietário de um imóvel na cidade. Não me sinto diferente de nenhum outro cidadão da cidade. Tenho os meus deveres e obrigações como os meus direitos também. Reafirmo que meu caso é um exemplo. Este espaço é livre para quem quiser acessar, não obrigo ninguém a fazê-lo e nem peço que joguem confete. Confesso que estou muito contente com os mais de 2 mil acessos que recebo diariamente. Vivemos em um país Democrático, como tal, respeito integralmnte a sua opinião, apesar de não concordar com a mesma.
Obrigado pela postagem
Ronco
Eu vejo uma importante informação no texto, mesmo porque eu também acho que a notificação deveria ser emitida apenas aos que tenham seus terrenos sujos e não para quem os mantem limpos.
Comentários de forma anônima não serão postados, de acordo com as regras do Blog
Obrigado
Ronco
Ronco, continue seu trabalho, pois ele de certa forma está mudando muita coisa para melhor. São poucos os que doam tempo a serviço da comunidade, aqueles que reclamam na sua maioria nada faz.
abraço
Paulo Henrique
É o único canal de comunicação isento de Dourado. Tem um jornal que circula mas não é imparcial, portanto é o Blog do Ronco e pronto, doa a quem doer....
Ha como eu fazia gosto de que tivesse uns 10 brog desses que iscrevi errado ,mais qui auxilia a gente num punhadú di coisa sô.
(há escrevi com erros propositalmente, ou seria propositalmente com erros, adoro essa minha lingua portuguesa!!!)
Eu vejo jornais famosos com erros gravíssimos, não que esteja correto, mas se pautar por isso é no mínimo ridículo. Vala a nós a noticia em si. Que atire a primeira pedra quem não erra. Parem com essa conversa mole, isso é para tapar ou tentar DESVIAR o que acontece no município. Mete bronca Ronco.
Por mais que o filtro seja feito, alguns comentários escapam de forma anônima. Para tanto estou solicitando ao Google que comentários anônimos possam cair na caixa de Spam diretamente sem que seja necessária a mediação. Quando alguém nos alerta que há comentários anônimos, imediatamente retiramos do ar, como nos informou uma comentarista e imediatamente retiramos. Este Blog está prestes a deixar de ser Blog e passar para uma página de site, pois tivemos uma proposta interessante pelo fato de termos atingido um número considerável de visitas durante os últimos 12 meses. Caso aceite a proposta, continuará sendo mantido e dirigido pela OSCIP AMARRIBO e de forma voluntária.
Obrigado
Ronco
Aproveitando um comentário anônimo, ASSASSINAR é o correto e NÃO ASSASINAR. Eu mesmo não havia percebido o ERRO. Perceberam o que eu disse em postagem anterior? Quem escreve NÃO pode revisar o texto. Isso é muito natural para quem trabalha com textos. Em outra postagem, um comentarista disse: Que atire a primeira pedra quem nunca errou ao escrever algum texto. A prova que isso acontece, está devidamente registrado nesse espaço por alguém que criticou os meus erros e escreveu ASSASINAR com um "S". Mas vejo isso com naturalidade, acontece mesmo!
E mais, vamos continuar errando. Ontem mesmo um jornal famoso "comeu" um "R" na palavra correu. Quem sabe o Blog possa ter um revisor de texto voluntário no futuro? Acho que o importante é colaborar e deixar algo de positivo para a comunidade. Recebo com a maior naturalidade as críticas. Não tenho a mínima intenção de agradar a todos, mesmo porque através das críticas é que aprendemos e crescemos. Este espaço continuará a ser democrático.
Sergio Ronco
É exatamente o que eu procurava sobre limpeza de carpete e tapete, muito obrigada!!
Postar um comentário