segunda-feira, 18 de abril de 2011

Um problema que vem preocupando educadores e autoridades: o desrespeito de jovens e adolescentes em salas de aula

A TV Bandeirantes apresentou ontem, domingo(17),  no programa Canal Livre, um debate sobre o que vem ocorrendo nas Escolas de maneira geral, principalmente nas Estaduais e Municipais , com as atitudes de jovens e adolescentes. O desrespeito dos alunos com os professores e até mesmo entre eles está se tornando uma constante. O prograva teve a participação de um promotor público que disse que o Ministério Público tem feito o que pode, mas que não tem surtido o resultado esperado. Para esse promotor, há que ser revisto o Estatuto do jovem e adolescente, imputando maior responsabilidades aos infratores. O promotor disse que já atendeu casos em que teve que chamar o jovem em seu gabinete por agressão ao professor, imputá-lo as sanções da Lei, que são brandas demais, e depois receber pedido do próprio professor agredido para que não levasse o caso a frente pois o aluno fazia constantes ameaças ao educador e até à sua família. Um dos participantes chegou a declarar que o Estado é incompetênte para resolver o problema.

O programa chegou a apresentar depoimentos de alunos que se vangloriam de agir de forma agressiva com professores.  Ouvindo esse e outros depoimentos dá-se a impressão que se sentem verdadeiros heróis.

"Os alunos me enlouqueciam, por isso resolvi deixar o ensino e me dedicar a um doutorado. Eu me sentia humilhado. Não havia nenhum respeito pelos professores. Durante o intervalo, meus colegas chegavam à sala de convivência tremendo de raiva. Alguns choravam. E o pior é que não recebíamos apoio nem dos pais, que protegem demais os filhos, nem dos coordenadores, que têm medo de perder alunos."

Vejam esse e outros depoimentos sobre o assunto na matéria do link abaixo:
Com Medo dos Alunos

4 comentários:

Emilio Minutti disse...

A educação vem de casa na escola só se busca instrução, assim sendo, se não ha pais dedicados em educar seus filhos, não haverá educador que consiguirá faze-lo!!!

Ana disse...

Infelizmente, na era da globalização, a família está terceirizando seus filhos sem oferecer a eles bons exemplos, convivência, atenção e amor...Essa falta de estrutura abala as relações intra e extra escolares e o bullying começa a dominar o espaço...O Eca está totalmete desatualizado, pois tudo mudou e ele continuou igual. Se na época da sua implantação não funcionou, imagina depois que o tempo passou!

Régis disse...

Os pais deveriam se sentir comprometidos com a educação dos filhos. Isso vale inclusive para "pequenas" faltas. Por exemplo, permitir que seus filhos faltem às aulas em véspera de feriado...

Luciana disse...

Estou de acordo em que a responsabilidade pela educação dos filhos é dos pais.

Os pais deveriam EXIGIR do governo que a escola fosse de bom nível.

E o governo deveria INVESTIR MUITO DINHEIRO na educação pública!

Aliás, muita coisa pode ser feita pela escola (e pela educação) se os pais apoiassem as decisões dos professores e dos educadores.