quarta-feira, 20 de abril de 2011

Atenção Vigilância Sanitária de Dourado: Terreno invadido por Caramujos assustam os moradores do bairro

Clique na Foto
Na Rua dos Ferroviários, em Dourado, há um terreno que está infestado de Caramujos.

Como combater a praga 
Segundo a responsável pelo setor de Endemias em Cacoal, Lúcia Alcântara, o caramujo africano é um problema muito sério. Ela explica que o molusco pode viver de 8 a 10 anos, alcançar o tamanho de18 cm e desovar cerca de 200 ovos a cada três meses, com isso a proliferação é intensa e rápida dificultando ainda mais o combater ao molusco: “Neste período o melhor a fazer para combater a praga é a limpeza dos terrenos baldios e quintais, estamos em pleno verão senão combater agora no período chuvoso o problema pode ficar ainda maior”, observou. Outra dificuldade em combater a praga é que não existem na natureza predadores naturais, por isso a única alternativa é a eliminação dos caramujos, que poder ser feita com incineração. É importante também evitar o contato direto com o molusco com uso de luva, e após a queima enterrá-los no solo. (Pesquisa Net).
.

4 comentários:

Emilio MInutti disse...

Esse molusco se reproduz muito rapido, na baixada foi necessário uma força conjunta de autoridades e população para recolher e queima-los. Isto custou em média R$ 2,55 por quilo do caramujo queimado, lembrando que eram recolhidos mais de 500 kg destes por dia. Mesmo assim ainda são econtrados na região, isto é um problema e tanto se não combatido rapido. Vejam os links abaixo:

http://www.jornalbaixadasantista.com.br/conteudo/comissao_controle_caramujo_2007.asp

http://www.jornalbaixadasantista.com.br/conteudo/caramujo_praga_urbana_2007.asp

http://santos.jornalbaixadasantista.com.br/conteudo/reuniao_controle_caramujo_2007.asp

juca disse...

Aqui em Ribeirão Bonito combatemos esta praga com SAL,é isto mesmo sal de cozinha .toda vez que se ver algum deles jogue sal .morte estantanea .
não pode descuidar nos dias úmidos .nos dias de sol eles quase não aparecem. e comem uma horta em um dia
rsrsrsrs,mas é preocupante
juca

Fernanda disse...

Esses moluscos estão em Dourado há mais de 6 anos ea vigilância não toma providência alguma, pelo contrário ficam gastando gasolina o dia todo e serviço que é bom nada.
Se pesquisarem na rua Dr. Marques Ferreira bem em frente a escolinha os moradores podem dizer q tb encontram esses moluscos nos quintais há anos.

Moradora do Morumbi disse...

Quando é na nossa própria casa, tentamos de todas as maneiras eliminar este mal...
Perguntar não ofende! E quando a infestação está em terrenos e locais que pertencem à Prefeitura Municipal??? Como a caixa d'água do Morumbi, por exemplo???
Aquele local, além dos caramujos, é insalubre e inseguro... Será que a vigilancia sanitaria já fez uma inspeção lá? Além de tudo, fica próxima a hospital e Ps. E as casas da região estão todas rachadas, as ruas com vazamento... Aquilo precisa de reforma e limpeza!!!
A quem devemos recorrer???
Por favor Associação dos Moradores do Morumbi e Amarribo, ajude-nos e oriente-nos!!!