Confirmado pela Secretária de Saúde de Ribeirão Bonito, Maria Eliza Alboléia, que na cidade há Epidemia de Conjuntivite. De acordo com com Maria Eliza, trata-se de Enterovirus A-24, já detectado. Em 2003, esse mesmo virus foi diagnosticado na cidade. Até sexta-feira passada, 260 casos foram registrados em Ribeirão Bonito nos diversos bairros da cidade.
Há informações que em várias cidades do Estado o mesmo virus está sendo detectado.
Como Evitar:
Por tratar-se de uma doença em que o contagio acontece pelo contato físico do olho com as mãos, objetos, piscinas ou toalhas contaminadas,
Devemos evitar:
banho em piscinas públicas, | |
usar toalhas que não sejam de uso exclusivo, | |
contato com indivíduos contaminados. |
A falta de cuidado pode fazer com que um aperto de mão possa se transformar em uma conjuntivite.
Todos estes cuidados devem ser verificados por pelo menos 15 dias desde o início dos sintomas nos indivíduos contaminados, já que durante este período as pessoas com conjuntivite podem ainda apresentar contágio, evitando repassá-la para outras pessoas.
Os sintomas destas conjuntivites virais são mais acentuados na primeira semana e podem durar até 4 semanas. Devido à facilidade de contágio, é comum o comprometimento dos dois olhos.
O acompanhamento do oftalmologista é importante para o diagnóstico do tipo de conjuntivite e para o adequado tratamento.
Autores Convidados
Dra. Letícia Procianoy
Dr. Fernando Procianoy
Nenhum comentário:
Postar um comentário