Em Ribeirão Bonito , mais de 500 casos já foram registrados de conjuntivite. Muitos ignoram como deve ser tratado e até mesmo como é feita sua preveção. Aqui um texto do médico Marcos Baldavira Ferreira, que poderá ajudá-lo a entender melhor sobre o assunto
CONJUNTIVITE URGENTE
A medida mais importante para conter esta epidemia é a PREVENÇÃO que depende basicamente de cuidados de higiene:
-manter mãos sempre bem limpas
-evitar contato com pessoas doentes
-evitar aglomerações
-evitar uso compartilhado de roupas de cama e de banho
-evitar o uso de piscinas públicas
Estas medidas valem não só para quem não está doente e não quer ficar, mas também e PRINCIPALMENTE para quem JÁ ESTÁ DOENTE. A conjuntivite é uma doença altamente transmissível através do convívio. Quem adquiriu a doença deve afastar-se imediatamente do trabalho, escola, atividades esportivas e eventos sociais (festas, encontros), transporte coletivo, cinemas e restaurantes até que esteja completamente restabelecido. Isto evita a transmissão para outros e protege o doente de complicações como infecções oculares por fungos e bactérias.
NUNCA SE AUTOMEDIQUE.
NÃO USE O MESMO COLÍRIO DO SEU PARENTE – dessa forma nenhum dos dois fará o tratamento completo.
Se você tem sinais de conjuntivite – OLHO VERMELHO, COCEIRA E DOR NOS OLHOS, LACRIMEJAMENTO- tome as precauções acima e PROCURE UM MÉDICO para o diagnóstico e tratamento. Além disso, a conjuntivite é uma doença de NOTIFICAÇÃO COMPULSÓRIA, isto quer dizer que todos os casos precisam procurar um serviço de saúde para serem registrados no Centro de Vigilânia Epidemiológica do estado. Disso dependem as medidas de combate, fornecimento de medicamentos e repasse de verbas.
Texto: Macos Baldavira Ferreira
Nenhum comentário:
Postar um comentário