segunda-feira, 14 de março de 2011

O SUS e os seus direitos

 O Sistema Único de Saúde (SUS) é um dos maiores sistemas públicos de saúde do mundo. Ele abrange desde o simples atendimento ambulatorial até o transplante de órgãos, garantindo acesso integral, universal e gratuito para toda a população do país. 
Amparado por um conceito ampliado de saúde, o SUS foi criado, em 1988 pela Constituição Federal Brasileira, para ser o sistema de saúde dos mais de 180 milhões de brasileiros. Além de oferecer consultas, exames e internações, o Sistema também promove campanhas de vacinação e ações de prevenção e de vigilância sanitária – como fiscalização de alimentos e registro de medicamentos –, atingindo, assim, a vida de cada um dos brasileiros. 

PRINCÍPIOS BÁSICOS
1. Todo cidadão tem direito ao acesso ordenado e organizado aos
sistemas de saúde.
2. Todo cidadão tem direito a tratamento adequado e efetivo para seu
problema.
3. Todo cidadão tem direito ao atendimento humanizado, acolhedor
e livre de qualquer discriminação.
4. Todo cidadão tem direito a atendimento que respeite a sua pessoa,
seus valores e seus direitos.
5. Todo cidadão também tem responsabilidades para que seu
tratamento aconteça da forma adequada.
6. Todo cidadão tem direito ao comprometimento dos gestores
da saúde para que os princípios anteriores sejam cumpridos.

 Os  seis princípios básicos de cidadania. Juntos, eles asseguram ao cidadão o direito básico
ao ingresso digno nos sistemas de saúde, sejam eles públicos  ou privados. A carta é também uma importante ferramenta para que você  conheça seus direitos e possa ajudar o Brasil a ter um sistema de saúde com  muito mais qualidade.
Em Dourado, qualquer dúvida, escreva para a Diretora do Departamento de Saúde, Nilvia Maria Munhoz:  saude@douardo.sp.gov.br

4 comentários:

Ana disse...

Direitos caminham concomitantes a deveres. Todos os cidadãos cumpridores de seus deveres têm direitos adquiridos, mas muitos não os conhecem. Pena que na realidade,a saúde seja tão distante dos benditos direitos...

Anônimo disse...

CONCORDO PLENAMENTE COM VOCÊ, ANA. MAS PEDIR PARA COLOCAR OS DIREITOS NO BLOG SEM AO MENOS CHEGAR PERTO DELES É DE DOER A ALMA.
MAS MESMO ASSIM AGRADEÇO AO SENHOR RONCO PELA INICIATIVA. QUEM SABE ASSIM IREMOS CAMINHAR PARA UM FUTURO MELHOR JÁ QUE ESSE BLOG É TÃO VISITADO, COMENTADO E COPIADO.
OBRIGADA.
DEISE A.

Ana disse...

A tentativa de usar o blog como post desses direitos é válida 'a medida que estimula a população a conhecê-los. O mais triste é perceber o número de posts sem comentários, pois faltam argumentos a um povo que não possui o hábito da leitura.
Abç.

Ana disse...

Sr. Ronco, que tal uma matéria sobre a seção da câmara municipal que por 5X4 votos vai cobrar multa dos donos que abandonam seus animais nas ruas?
Obrigada.